MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Flamingo raro no Brasil é avistado na Lagoa de Araruama

Ave é oriunda da Europa, África e Ásia e só foi vista em terras brasileiras no Amapá

Por Mateus Marinho
29/12/21 - 16:57
Flamingo raro no Brasil é avistado na Lagoa de Araruama Flamingo-comum ou rosado não é comumente visto no Brasil | Foto: Guilherme Serpa

Uma ave rara no Brasil foi avistada na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos do Rio. Mais precisamente um flamingo-comum ou rosado (Phoenicopterus roseus), foi visto na altura do bairro Praia Seca, na cidade de Araruama.

O flamingo-rosado é uma espécie originária da Europa, África e Ásia, sendo uma das seis espécies de flamingos que ocorrem no mundo. A ave apareceu na Lagoa de Araruama na segunda quinzena de novembro e foi avistada por um observador de pássaros amador, que postou a foto no maior site de aves do Brasil, o Wikiaves.

Essa informação chegou até o biólogo Eduardo Pimenta, de Cabo Frio, que prontamente foi procurar o animal para identificá-lo. Ele ficou encantado com a “descoberta”:

“Essa ocorrência é inédita, mas a Lagoa de Araruama recebe visitas de aves pouco comuns com frequência. É favorecida pelo fenômeno da ressurgência, que faz da região um oásis de elevada produtividade, base da cadeia alimentar marinha, favorecendo diretamente as aves”, explica Pimenta.

Ave virou atração na Lagoa de Araruama, que está recebendo vários observadores de pássarosAve virou atração na Lagoa de Araruama, que está recebendo vários observadores de pássaros | Foto: Guilherme Serpa

De acordo com Pimenta, essa espécie é uma das mais emblemáticas aves selvagens que aparecem em Portugal e que fazem sua migração para o Quênia, na África Oriental. Mas então, se essa é uma ave que só vive do outro lado do planeta, como ela veio parar aqui no interior do Rio de Janeiro? Seria um vagante transatlântico ou apenas um fugitivo de cativeiro?

Ainda não se sabe ao certo, mas de acordo com o grupo de biólogos montado por Pimenta para analisar o visitante ilustre, esse flamingo provavelmente se perdeu do seu bando durante a migração: “Entendemos que esse é um exemplar selvagem, que não é proveniente de fuga de cativeiro, devido às suas características comportamentais”, esclarece Pimenta.

Já foram registradas 196 espécies de aves diferentes na Lagoa de Araruama, sendo 27% migratórias, ou seja, vieram de outros lugares do planeta, o que traduz a facilidade desse local receber espécies nativas de outros cantos do mundo.

Ave foi avistada na altura do bairro Praia Seca, em AraruamaAve foi avistada na altura do bairro Praia Seca, em Araruama | Foto: Guilherme Serpa

Mas essa é a primeira aparição de um flamingo-rosado no interior do Rio. E avistar esse animal em terras brasileiras é tão raro que, de acordo com o site do Wikiaves, os únicos registros dessa espécie no Brasil eram do Amapá.

Após a observação do grupo de biólogos, o flamingo-rosado se misturou a outros três flamingos-chilenos, muito comuns na região da Lagoa de Araruama.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.