MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Fake news em Cordeiro: suposta fraude em urna eletrônica do município é desmentida pelo TRE-RJ

Justiça Eleitoral fluminense já encerrou a preparação das urnas que serão utilizadas no estado e não há irregularidades

Por Natalia Amorim
29/09/22 - 12:18
Fake news em Cordeiro: suposta fraude em urna eletrônica do município é desmentida pelo TRE Justiça Eleitoral fluminense já encerrou o processo de preparação das urnas | Foto: Divulgação/José Cruz (Agência Brasil)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou na tarde dessa quarta-feira, dia 28, que é falsa a mensagem de áudio que circula em grupos de WhatsApp sobre a suposta existência de uma urna eletrônica fraudada em Cordeiro, na Região Serrana do Rio.

Foi divulgado na plataforma de mensagens um boato de que o equipamento na cidade já teria computado votos em favor do candidato à Presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda de acordo com a mensagem, que começou a ganhar força na terça-feira, 27, foi disseminada a falsa informação de que duas urnas fraudadas teriam chegado ao Fórum de Cordeiro, e que, em uma delas, teriam sido identificados 139 votos na máquina (entre os 327 eleitores aptos a votar naquela seção).

O comunicado emitido pelo TRE-RJ diz ainda que a Justiça Eleitoral fluminense já encerrou o procedimento de preparação de todas as cerca de 39 mil urnas que serão utilizadas no estado durante as eleições e salienta que não houve ocorrência de quaisquer irregularidades.

A cerimônia de preparação das urnas é aberta ao público, bem como a entidades fiscalizadoras, como partidos políticos e Ministério Público.

O procedimento consiste na instalação do sistema na urna, através de uma mídia oficial do TRE-RJ, bem como na inserção dos dados das candidatas e candidatos, assim como das eleitoras e eleitores na urna.

Nesse momento é inserido o software oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na urna eletrônica, que dispõe de mecanismos de segurança, capazes de identificar e impedir eventual instalação de programa ou dados não reconhecidos pela Justiça Eleitoral.

Isso é feito através da verificação de assinaturas digitais, uma tecnologia utilizada para autenticar de forma segura e íntegra os documentos eletrônicos.

O TRE ainda reforça que existe um documento chamado ‘zerésima’, emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação, que atesta a inexistência de voto registrado na urna eletrônica para qualquer dos candidatos da disputa.

Ele é impresso logo após o procedimento de inicialização da urna. Após a impressão da zerésima, a(o) presidente da seção eleitoral, as (os) mesárias (os), as (os) fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la.

Investigação

O cartório da 52ª Zona Eleitoral de Cordeiro abriu nessa quarta-feira, dia 28, uma Notícia de Irregularidade de Propaganda Eleitoral (NIP), a fim de responsabilizar o suposto autor da fake news, que deverá responder criminalmente.

Na NIP consta material colhido com indícios que identificam a sua identidade.

No site do TSE, é possível fazer denúncias de fake news.

Na página “Fato ou Boato” é possível obter esclarecimentos sobre informações falsas acerca da urna eletrônica e do processo eleitoral.

Na última semana, o Portal Multiplix veiculou uma reportagem explicativa para auxiliar os eleitores a não cair em armadilhas durante o processo eleitoral.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.