MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pleno do TJD retira pontos do Friburguense e clube fica fora da semifinal da Taça Santos Dumont

Tribunal julgou procedente um recurso do Americano que alegava que o time de Nova Friburgo escalou um atleta de forma irregular. Entenda o caso

Por Matheus Oliveira
09/07/21 - 11:07
TJD retira pontos e Friburguense fica fora da semifinal da Taça Santos Dumont Apesar do bom momento dentro de campo, Friburguense está fora das semifinais da Taça Santos Dumont | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Friburguense está fora das semifinais da Taça Santos Dumont, o primeiro turno da Série A2 do Campeonato Carioca.

Na última quinta-feira, 8, na capital fluminense, o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) julgou procedente o recurso do Americano, por escalação irregular do atleta João Manoel, tirando seis pontos do clube de Nova Friburgo.

Desta forma, o Americano se classifica para a semifinal e vai enfrentar o Audax, no próximo domingo, 11, às 15h, no estádio do Trabalhador, em Resende, no Sul fluminense.

O vencedor encara o Artsul na decisão do turno. O empate classifica o Audax.

Entenda o caso

Em campo, o Friburguense ficou na segunda posição do Grupo A da Taça Santos Dumont com 9 pontos e seria o adversário do Audax na semifinal da competição.

Entretanto, após o fim da primeira fase, o Americano entrou com duas ações no Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ) alegando que o atleta João Manoel atuou de forma irregular, já que seu nome não constava no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da Ferj.

Assim, o clube campista pediu os pontos da partida entre as equipes, disputado na terceira rodada e vencido por 2 a 1 pelo Friburguense.

Além disso, a equipe de Campos dos Goytacazes também alegava que o Tricolor da Serra havia escalado João Manoel de forma irregular diante do Duque de Caxias, em confronto que o Friburguense venceu por 1 a 0.

No Bira, consta que os dados do jogador foram registrados e publicados no dia 2 de junho, três dias antes do começo da Série A2 do Carioca. Entretanto, no dia 22, o registro do atleta não constava no boletim da Ferj.

Julgamentos

Em um primeiro momento, a Terceira Comissão Disciplinar do TJD-RJ, absolveu, por unanimidade, o Friburguense, no dia 30 de junho.

Logo em seguida, o Americano entrou com um recurso e o TJD deferiu, marcou um novo julgamento no Pleno e sorteou João Paulo Silva como relator.

No julgamento de quinta-feira, os auditores mantiveram a perda de pontos do número máximo atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, mas diminuíram a multa para R$ 100.

Os auditores Rafael Lira, Alexandre Abby, José Ricardo de Brito e a presidente Renata Mansur votaram a favor do recurso do Americano e pela perda dos pontos do Frizão.

A decisão cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Desta maneira, o Friburguense encerra a primeira fase com apenas três pontos e na penúltima posição do Grupo A.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.