MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pleno do STJD decide e Friburguense disputará semifinal da Taça Santos Dumont

Clube recupera pontos perdidos após recurso do Americano no TJD-RJ alegando escalação irregular do atacante João Manoel. Decisão não cabe recurso

Por Matheus Oliveira
22/07/21 - 16:07
Pleno do STJD decide e Friburguense disputará semifinal da Taça Santos Dumont Friburguense segue sonhando com o título do primeiro turno da Série A2 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Reviravolta a favor do Friburguense! Na tarde desta quinta-feira, 22, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou procedente o recurso do Friburguense e o clube de Nova Friburgo recuperou os pontos perdidos na Taça Santos Dumont (primeiro turno da Série A2) após o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), em 8 de julho, deferir recurso do Americano que alegava escalação irregular do atleta João Manoel em duas partidas.

Com a decisão, o Tricolor da Serra recupera a segunda posição do Grupo A e a vaga na semifinal da Taça Santos Dumont contra o Audax.

Os duelos do Americano, que superou o Audax na semifinal e foi derrotado pelo Artsul nos pênaltis na decisão, não serão validados.

Agora, o Frizão aguarda a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) marcar a data e o local da semifinal para decidir seu futuro na competição.

O Pleno do STJD é a última instância nacional e, assim sendo, não cabe recurso da decisão. Os auditores decidiram favoravelmente ao Friburguense por unanimidade, segundo a assessoria do tribunal.

Entenda o caso

Em campo, o Friburguense ficou na segunda posição do Grupo A da Taça Santos Dumont com nove pontos e seria o adversário do Audax na semifinal da competição.

Entretanto, após o fim da primeira fase, o Americano entrou com duas ações no TJD-RJ alegando que o atleta João Manoel atuou de forma irregular, já que seu nome não constava no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da Ferj.

Assim, o clube campista pediu os pontos da partida entre as equipes, disputado na terceira rodada e vencido por 2 a 1 pelo Friburguense.

Além disso, a equipe de Campos dos Goytacazes também alegava que o Tricolor da Serra havia escalado João Manoel de forma irregular diante do Duque de Caxias, em confronto que o Friburguense venceu por 1 a 0.

No Bira, consta que os dados do jogador foram registrados e publicados no dia 2 de junho, três dias antes do começo da Série A2 do Carioca. Entretanto, no dia 22, o registro do atleta não constava no boletim da Ferj.

Julgamentos

Em um primeiro momento, a Terceira Comissão Disciplinar do TJD-RJ absolveu, por unanimidade, o Friburguense, no dia 30 de junho.

Logo em seguida, o Americano entrou com um recurso e o TJD deferiu, marcou um novo julgamento no pleno e sorteou João Paulo Silva como relator.

No julgamento do pleno, os auditores mantiveram a perda de pontos do número máximo atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, mas diminuíram a multa para R$ 100.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.