MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburguense Marcos Adriano é campeão brasileiro de kart

Mesmo sem estrutura para o esporte em Nova Friburgo, piloto se destaca no cenário nacional: “Treino é fundamental”

Por Mateus Marinho
15/03/22 - 09:35
Friburguense Marcos Adriano é campeão brasileiro de kart Marcos é o primeiro friburguense campeão brasileiro de kart | Foto: Eni Alves

Que o interior do Rio é um celeiro de talentos no esporte, não é segredo para ninguém. E em Nova Friburgo não é diferente. A segunda maior cidade da Região Serrana é o berço do atual campeão brasileiro de kart.

Trata-se de Marcos Adriano da Silva, que fez história e venceu no Kart F4 (quatro tempos), na categoria Super Sênior. A consolidação do título veio no GP Brasil F4 de Kart, disputado no Kartódromo Beto Carrero, na cidade de Penha, Santa Catarina, em fevereiro.

Marcos começou tardiamente no kart, somente em 2013, aos 40 anos. Mas o ingresso no mundo do automobilismo não foi apenas por hobby não. Desde que começou a guiar um kart, ele já tinha em mente que o grande objetivo era competir profissionalmente, e claro, ganhar títulos.

E engana-se quem pensa que esse título brasileiro veio fácil para o friburguense. Assim como a maioria dos atletas das cidades do interior, Marcos sofre com a falta de estrutura para treinar. Isso porque Nova Friburgo não possui um kartódromo.

A pista de kart mais próxima de sua cidade natal fica em Guapimirim, na Baixada Fluminense, distante cerca de 100 km de Nova Friburgo. Além disso, segundo Marcos, ela não é de boa qualidade:

“Lá em Guapimirim é um asfalto velho, um asfalto que não 'emborracha' mais. E nas pistas de competição, o asfalto 'emborracha', que é quando você anda e a borracha vai grudando no asfalto”, explica ele.

Por isso, atualmente, Marcos tem que se desdobrar para conseguir treinar.

“Eu só treino na semana das provas em que vou competir, nas próprias pistas onde serão realizadas as provas. As pistas das provas de competições são melhores. Eu vejo onde é a próxima prova, vou uma semana antes e faço meu treinamento lá mesmo”.

Marcos destaca as parcerias que o ajudaram a conquistar o campeonato brasileiro:

“O kart como um todo carece de apoio, principalmente em Nova Friburgo. Eu tenho alguns colaboradores que me ajudam muito, como uma empresa têxtil que banca minhas despesas como inscrição, hospedagem e tal. E não poderia esquecer da fabricante do meu kart, que me possibilitou disputar as provas com dois karts zero quilômetro. Esse apoio faz toda a diferença”, explica.

Marcos lamenta a falta de estrutura para a prática do kart em Nova Friburgo: "Meus resultados poderiam ser melhores"Marcos lamenta a falta de estrutura para a prática do kart em Nova Friburgo: "Meus resultados poderiam ser melhores" | Foto: Eni Alves

E assim Marcos segue sua rotina de treinamento, viajando com antecedência para os locais das etapas, treinando e conhecendo o traçado da pista, e com o olho vivo nos seus adversários:

Quando eu chego em uma cidade para competir, eu já logo presto atenção nos meus concorrentes. Estudo cada um dos principais corredores, e traço a minha estratégia para aquela corrida.

Nova Friburgo até já teve uma pista de kart, mas era indoor (em ambiente fechado), com pneus ao redor da área, que também não é adequada para competições profissionais.

Marcos lamenta a falta de estrutura para a prática do kart em Nova Friburgo, e garante que os resultados poderiam ser bem melhores se tivesse investimento:

Se tivesse uma pista na minha cidade, ia complicar bastante para os adversários. Treino é fundamental.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.