MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Como fica o trabalho na Copa: expediente mais curto em dias de jogos do Brasil

Serviços essenciais funcionam normalmente; bancos têm horário especial de atendimento

Por Redação Multiplix
23/11/22 - 14:36
Como fica o trabalho na Copa: expediente mais curto em dias de jogos do Brasil Servidores públicos serão liberados do trabalho para assistir jogos | Foto: Dhiógenes Hendrix

Os servidores do Estado do Rio de Janeiro e de algumas prefeituras terão horários diferenciados nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2022.

No início do mês, o governador Cláudio Castro publicou, em Diário Oficial, o esquema especial de funcionamento dos órgãos nestes dias, quando o expediente será mais curto para os serviços não essenciais.

No decreto, Castro define que as repartições estaduais, dos órgãos e entidades da administração direta e indireta, funcionem em horário especial: das 8h às 12h, no dia do jogo de abertura, contra a Sérvia, nesta quinta, 24.

Já na data do segundo jogo, contra a Suíça, dia 28, o expediente será das 8h às 11h. Na última partida da primeira fase (2/12), contra Camarões, o funcionamento será das 8h às 12h.

Nas repartições cujas atividades não possam ser suspensas (em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público), o expediente também será normal, seguindo as orientações dos chefes de cada setor.

Durante os dias de jogos, os órgãos ligados à segurança pública terão reforço nos seus planejamentos.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos terão horário especial de atendimento ao público nos dias de jogos da seleção brasileira.

A decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores e está de acordo com uma resolução do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências.

Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério.

Correios

As agências dos Correios terão horário especial de atendimento ao público durante a primeira fase dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Nos dias 24 e 28 de novembro e no dia 2 de dezembro, o expediente das unidades da empresa será encerrado 1h antes do início das partidas.

Ficará a critério de cada comerciante definir se abre ou fecha o estabelecimento nos dias de jogos do BrasilFicará a critério de cada comerciante definir se abre ou fecha o estabelecimento nos dias de jogos do Brasil | Foto: Dhiógenes Hendrix

Nova Friburgo

O expediente nas repartições públicas municipais de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, nos dias dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa, será das 9h às 15h (com horário de almoço).

Mas as repartições públicas municipais cujo expediente é considerado indispensável – em especial nas unidades de saúde com atendimento 24 horas e na Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana - não estão incluídas nesse horário especial para o dia do jogo.

No âmbito da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, considera-se serviços essenciais e indispensáveis, aqueles exercidos pelos guardas municipais, agente de trânsito e pelos servidores envolvidos na liberação e apreensão de veículos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo informaram que não existe determinação oficial para alteração no horário e no funcionamento do comércio durante a copa.

Ficará a critério de cada estabelecimento definir sobre fechamento nos dias de jogos da seleção brasileira, assim como escalas para entrada e saída dos trabalhadores.

“Como não foi decretado feriado, essas datas contam como dias normais de trabalho. Caberá aos empresários decidirem se encerram o expediente mais cedo, se o interrompem para depois reabrir as lojas ou se fazem compensação em banco de horas. Por enquanto, sem sinalização do governo, entendemos que consiste numa resolução particular”, comenta Braulio Rezende, presidente da CDL e do Sincomércio.

Teresópolis

A Prefeitura de Teresópolis e demais órgãos municipais vão seguir o calendário do governo estadual e o expediente será das 8h às 12h.

No dia 28, a jornada começará às 8h e seguirá até 11h. No dia 2 de dezembro, o atendimento ao público acontecerá no mesmo horário do primeiro dia de jogo, das 8h às 12h.

Nesses três dias, os postos de saúde só funcionarão na parte da manhã, pois segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não há consultas médicas marcadas para a tarde.

Já a UPA 24 Horas, a Unidade de Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso funcionarão normalmente, com plantão de 24 horas para atender a população.

Nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro só haverá aulas nas unidades da rede municipal de ensino, no turno da manhã. A Secretaria de Educação ressalta que os alunos dos turnos da tarde e da noite vão receber atividades de reposição.

O expediente será normal nos setores onde as atividades não podem ser suspensas, por interesse público ou exigência técnica, ficando a cargo das chefias a definição da escala de horário.

Estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo é nesta quinta-feira, dia 24Estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo é nesta quinta-feira, dia 24 | Foto: Dhiógenes Hendrix

Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios e Araruama

Em Cabo Frio, na quinta-feira, 24, o expediente terá início às 8h e se encerra às 12h. Na segunda-feira, 28, dia de jogo contra a Suíça, às 13h, o expediente começa às 8h e termina às 11h.

No último jogo da primeira fase, contra Camarões, na sexta-feira, 2, às 16h, o expediente começa às 8h e termina às 12h.

Em Arraial do Cabo, nos três primeiros jogos do Brasil, o expediente será encerrado às 12h, em em todas as repartições públicas.

Já em Búzios, o expediente na quinta-feira, 24, será das 8h às 12h. Na segunda-feira, 28, no jogo contra Suíça, o expediente será das 8h às 11h.

No dia 2 de dezembro, quando o Brasil enfrenta seleção dos Camarões, o expediente será das 8h às 12h.

Nas três cidades, os serviços essenciais funcionarão normalmente.

A Prefeitura de Araruama publicou um decreto que traz as mudanças nos horários de funcionamento das repartições públicas municipais durante os jogos da Copa do Mundo.

Ficou estabelecido que na quinta, 24, o expediente inicia 8h e encerra às 13h. No dia 28, o expediente funciona das 8h às 11h e no dia 2 de dezembro, o expediente inicia às 8h e encerra às 13h. A prefeitura ressalta que os órgãos dos serviços considerados essenciais à população vão continuar funcionando normalmente.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.