MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Equipes de rugby e futebol americano popularizam as modalidades e colocam Nova Friburgo no mapa dos esportes

Os dois esportes, ainda pouco populares no Brasil, reúnem dezenas de apaixonados na região

Por Fernando Moreira
31/07/18 - 12:37
Rugby e futebol americano crescem no interior do estado Times de Nova Fiburgo em seus momentos de vitória! | Foto: Divulgação / Rede Social

Se o Brasil é o país do futebol, adivinha quais modalidades esportivas têm atraído cada vez mais adeptos no interior do estado? Rugby e futebol americano. Isso mesmo, você não leu errado. Ainda com poucos adeptos no país, estes esportes já ganharam dezenas de praticantes na região, que lutam para ganhar mais espaço e visibilidade.

O amor pelos esportes e a vontade vê-los evoluindo foram os combustíveis para que fossem criados o Friburgo Rugby e o Nova Friburgo Yetis, únicos representantes da cidade em ambas as modalidades. Se no início era difícil reunir o número de praticantes suficiente para que eles pudessem ao menos treinar, o interesse dos jovens cresceu bastante, a ponto de ser feita uma espécie de "peneira" para selecionar os melhores jogadores.

Com 10 anos de existência, o Friburgo Rugby surgiu através da iniciativa de dez amigos. De início, a intenção era oferecer uma nova opção de lazer. A brincadeira foi ficando séria e, atualmente, os ‘Cães de Pedra’, como são conhecidos, já venceram duas vezes a segunda divisão estadual da modalidade (em 2008 e 2014).

Com história bastante parecida, o Nova Friburgo Yetis também completou dez anos de fundação em 2017. Pioneira em âmbito estadual, a equipe já se sagrou campeã da Liga Fluminense de Futebol Americano (LiFFA) em 2013 e, em 2015, venceu o Serra Bowl – Desafio RJ x MG, sobre os até então campeões da Copa América de Futebol Americano.

“O Yetis sempre foi muito versátil, tem um bom corpo de recebedores que foi muito importante nas principais conquistas. Porém, no ano passado, foi pelo jogo terrestre que conseguiu seus maiores feitos, destaque para os RBs: Raonni Venturino, Thelio Gomes, Nathan Zebendo e Gabriel Fernandes”, declarou Luiz Thiago Campos, o ofensive line da equipe.

O atleta friburguense avaliou a difusão do esporte friburguense no interior do estado.

O esporte sem dúvidas tomou o coração do público fluminense, hoje são dezenas de times e o nível da competição está muito grande. Uma das novidades é a associação da LiFFA (liga fluminense de futebol americano), a qual o Yetis foi campeão em 2013 à FEFARJ (federação de futebol americano do RJ), se tornando uma competição do calendário oficial do FA.

Ele ainda citou sobre o impacto da popularização da NFL (A liga nacional dos Estados Unidos) no Brasil.

“O impacto é bem grande. A NFL por sua vez vem investindo muito em países onde o esporte é emergente, e o maior deles é o Brasil. Realizei um estudo em 2015/16 onde constatei que o público de futebol americano brasileiro já era o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para México e EUA. Hoje são aproximadamente 15 milhões de fãs de futebol americano no Brasil de acordo com pesquisa do IBOPE, sendo que no México tem em torno de 19. A própria NFL estuda realizar jogos da temporada regular no Brasil, assim como já fez em países europeus e no México. A projeção é que o Brasil se torne o segundo maior consumidor de futebol americano até o fim da década”, complementou.

O rugby possui um dos principais eventos esportivos do mundo, com seu Mundial sendo o terceiro evento mais visto da atualidade, atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas. A média de público da World Rugby de 2015 foi de 51.622 pessoas, se aproximando assim dos números da Copa do Mundo de futebol em 2014, que teve média de 53.592 pessoas. Na televisão, 150 milhões de pessoas ao redor do planeta assistem a grande final do evento entre Nova Zelândia e Austrália.

Já no Super Bowl, a final do campeonato nacional dos Estados Unidos de futebol americano possui números grandiosos também como 100 milhões de pessoas assistindo ao duelo entre Philadelphia Eagles e New England Patriots que decidiu o torneio no ano passado. Além disso, as empresas pagaram 5 milhões de dólares por 30 segundos de comercial no intervalo do evento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.