MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Em 29 de junho é celebrado o Dia de São Pedro e de São Paulo

Em honra ao martírio dos apóstolos, festividades da Igreja Católica fazem parte do calendário de celebrações juninas

Por David Massena
28/06/21 - 16:37
Em 29 de junho é celebrado o Dia de São Pedro e de São Paulo São Pedro e São Paulo, de Peter Paul Rubens | Foto: Reprodução/Museo del Prado

No dia 29 de junho, a Igreja Católica celebra dois dos Apóstolos de Jesus Cristo. Pedro, como Apóstolo universal e Paulo, Apóstolo dos gentios; ambos regaram a Igreja nascente com seu sangue, em Roma, onde, por um desígnio da providência divina, trabalharam e foram coroados pelo martírio.

O dia de São Pedro e São Paulo tem como objetivo manter viva na memória dos cristãos as origens da Igreja e, por isso, são celebrados no mesmo dia, pois estavam unidos no mesmo propósito.

Esta data é considerada também como o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título, num total de 37 anos. A origem desta celebração é muito antiga e ocorre em 29 de junho por ser a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos.

Acredita-se que essas festas juninas foram inspiradas nos rituais de comemoração da fertilidade da terra, no período pré-gregoriano durante o solstício de verão na Europa. Posteriormente, foram adotadas pela Igreja Católica como homenagem aos santos do mês. No Brasil, os registros históricos apontam que desde o século XVII as festas juninas eram comemoradas.

São Pedro e São Paulo: conheça a história dos santos juninos

Unidos em vida, Deus não os separou na morte. No ano 67 da era cristã, em 29 de junho, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, visto que era um pedido seu, pois não se sentia digno de ter a mesma morte que seu mestre, na colina Vaticana, onde se ergue hoje a Basílica de São Pedro de Roma. Paulo foi decapitado na Via Óstia, no lugar onde se levanta a Igreja de São Paulo.

Simão Pedro era natural de Betsaida; era um pescador no Mar da Galileia e largou sua vida para seguir Jesus, sendo apontado como seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse a obra do Messias.

Foi um dos primeiros apóstolos chamados por Jesus, com seu irmão André. Era viúvo e logo depois da ascenção, presidiu ao primeiro Concílio geral de Jerusalém, tendo residido em Antioquia, e mais tarde em Roma, governando a Igreja até o ano 67.

Para os católicos, São Pedro recebeu a missão de ser líder da Igreja de Cristo, assim como diz as escrituras “Tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja” (Mateus 16:18).

São Paulo, ou Saulo, era natural de Tarso (Asia) e foi educado no espírito dos fariseus. Mas converteu-se no ano 35, dois anos após a Ascensão, tornando-se, de perseguidor dos cristãos, a um ardoroso Apóstolo do Evangelho. Sua conversão ocorreu quando estava em direção a Damasco, conforme os registros de Atos 9:3-5: “Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues.”

Paulo esteve entre os doze discípulos que seguiram Jesus mais de perto. No entanto, converteu-se e tornou-se um dos grandes evangelizadores da igreja primitiva, e um dos grandes responsáveis pela sua expansão.

Foram muitos os trabalhos, lutas e sofrimentos de Paulo por amor a Jesus Cristo. Por fim foi conduzido à Roma e depois de longa permanência no cárcere foi decapitado no mesmo dia em que São Pedro foi crucificado.

Festa de S. Pedro e S. Paulo no ano de 1925, no bairro Duas Pedras, em Nova FriburgoFesta de S. Pedro e S. Paulo no ano de 1925, no bairro Duas Pedras, em Nova Friburgo | Foto: Reprodução

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, a tradição de celebrar os dois santos data do século XIX. No bairro de Duas Pedras há a Igreja de São Pedro e São Paulo e no distrito de São Pedro da Serra, uma igreja que reverencia o padroeiro da localidade.

Este ano os festejos poderão ser realizados com a presença dos fiéis no templo, mas sem aglomerações, seguindo as restrições necessárias para a não disseminação do coronavírus. As paróquias realizarão a transmissão ao vivo das celebrações.

Nesta segunda-feira, 28, às 19h, haverá missa da Vigília dos Apóstolos Pedro e Paulo. No dia dos padroeiros, 29, a programação começará cedo. Haverá missa às 8h30, com a bênção das chaves, e às 17h30. Mais tarde, às 19h30, a santa missa será presidida pelo Bispo Diocesano. Na quarta-feira, 30, haverá a oração do Terço da Família, às 19h.

A programação continua em 2 de julho, com a santa missa e bênção do Santíssimo Sacramento, às 18h. No domingo, 4 de julho, Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e Dia do Papa, as santas missas serão realizadas às 8h e 18h, com bênção das chaves. Neste dia, às 14h, acontecerá a peregrinação com o carro andor dos padroeiros pelas ruas dos bairros Vila Nova e Duas Pedras, em Nova Friburgo, com entrega de uma oração/lembrança.

Para participar das celebrações é necessário o agendamento pelo telefone: (22) 2522-3132, ou direto na Secretaria Paroquial, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.