MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quase metade dos eleitores de Nova Friburgo poderá votar com a biometria

Em todo o estado do Rio, 1,8 milhão de eleitores com dados biométricos cadastrados no Detran tiveram as digitais incluídas no sistema do TRE-RJ; entenda

Por Bernardo Fonseca
15/09/22 - 14:42
Quase metade dos eleitores de Nova Friburgo poderá votar com a biometria Ao todo, 71.076 pessoas poderão usar a biometria nas eleições em Nova Friburgo | Foto: Banco de Imagem

Dos 154.843 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, quase metade (45,9%) já está com a biometria cadastrada. São 71.076 pessoas. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O cadastramento biométrico, que vem sendo realizado no país há alguns anos, foi suspenso pelo TSE desde o começo da pandemia, em 2020, o que afetou a evolução da digitalização das eleições.

Na última semana, o Tribuna Regional Eleitoral (TRE-RJ) informou que em todo o estado do Rio de Janeiro, dos mais de 12,8 milhões de pessoas aptas a votar, quase 5,6 milhões ainda estão sem biometria.

TRE-RJ vai usar dados biométricos do Detran

Porém, um acordo recente de cooperação técnica com o Detran-RJ permitiu que 1,8 milhão de eleitores com dados biométricos cadastrados na base de dados do órgão estadual tivesse os dados incluídos no sistema do TRE.

Segundo o órgão eleitoral, o compartilhamento de dados está previsto em resolução do TSE e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O TRE-RJ não informou o número por cidade, por isso, não dá para saber quantos friburguenses que não fizeram o cadastramento biométrico poderão usar essa tecnologia nesta eleição, caso o registro da impressão digital tenha sido fornecido pelo Detran.

Em nota, o TRE-RJ disse que no domingo de votação, 2 de outubro, mesários irão consultar os cadernos de votação, onde constarão junto aos dados para identificação dos eleitores o aviso “Biometria fornecida por órgão conveniado à Justiça Eleitoral”. A habilitação dessas pessoas acontecerá de forma idêntica àquela que é feita com a biometria coletada pela Justiça Eleitoral. O procedimento poderá ser repetido até quatro vezes, nos casos de biometria não reconhecida.

Ainda segundo o TRE, todos os 92 municípios fluminenses terão identificação híbrida. Isto é, os eleitores poderão votar após a identificação por meio do documento oficial com foto e das digitais, ou apenas com o documento.

Segundo informações do site do TSE, a previsão é de que 100% do eleitoral brasileiro esteja com biometria coletada nas eleições de 2026.

Nova Friburgo

Com mais de 154 mil eleitores, Nova Friburgo é considerado o 16º maior colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro.

O bairro com a maior quantidade de pessoas aptas a votar é Olaria, com 23.885. Por último, está o bairro Tingly, com 227.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.