MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Marcelo Freixo, do PSB, promete reduzir índices de criminalidade no interior através da modernização das polícias

Portal Multiplix conversou com os candidatos ao governo do Rio; reportagens são publicadas de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos entrevistados

Por Natalia Amorim
28/09/22 - 08:53
Marcelo Freixo, do PSB, promete reduzir índices de criminalidade no interior através da modernização das polícias Candidato Marcelo Freixo responde questionamentos sobre as regiões Serrana e dos Lagos | Arte: Pedro Stutz sobre foto do TSE

O candidato ao Governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), enviou ao Portal Multiplix respostas a uma série de perguntas feitas aos postulantes ao cargo, que estão com maior porcentagem nas pesquisas de intenção de voto.

Os questionamentos foram feitos de acordo com o interesse dos eleitores das regiões Serrana e dos Lagos do Rio, áreas de abrangência do site.

As respostas foram publicadas na íntegra, cada uma delas com dez linhas, conforme o critério estabelecido para todos os candidatos.

Confira, na íntegra, as respostas do candidato Marcelo Freixo:

1 – Na área da Saúde, uma das principais queixas da população é a demora para a realização de procedimentos de urgência e emergência, que levam, na maioria das vezes, muito tempo para serem marcados. O que será feito para reduzir as longas filas de espera para internações e realização de exames de alta complexidade, regulados pelo SISREG?

Nós vamos contratar mais 3 mil médicos em todo o estado para ampliar a oferta de consultas, cirurgias e exames, bem como internações via SUS. Casos críticos como pacientes cardiológicos e oncológicos terão atendimento célere. Casos eletivos, terão tempo de espera reduzido e divulgado diariamente. Vamos garantir transparência e respeito ao cidadão na fila do Sisreg. Isso será possível com a contratação de mais médicos e com investimento em tecnologia na gestão da fila. O governo do estado precisa assumir seu papel federativo de organização eficiente da oferta de serviços do SUS. O nosso projeto Mais Saúde terá como prioridade a redução da mortalidade por cânceres, tuberculose, assim como taxas de mortalidade infantil e materna. Vamos também investir fortemente no apoio às redes de saúde da família com foco na prevenção.

2 – Segurança Pública é um dos temas que gera preocupação a todo o interior do estado. O que o (a) candidato (a) pretende fazer a fim de minimizar a violência e também de forma a oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais da área?

Sem dúvida alguma essa é uma grande fonte de preocupação, especialmente pelo aumento dos indicadores de criminalidade no interior nos últimos anos. É preciso investir na modernização e qualificação das polícias. Vamos valorizar e reconhecer o policial como servidor público essencial, melhorando suas condições de trabalho, protegendo sua integridade física e investindo cada vez mais em inteligência e tecnologia. Vamos criar o Gabinete Integrado de Combate ao Tráfico de Armas e investiremos no monitoramento eletrônico de regiões com altos índices de roubo de veículos e de cargas. O policiamento em todo o estado será orientado pela análise permanente de dados, incluindo manchas criminais para o combate à prática criminosa recorrente e organizada. Vamos perseguir metas de diminuição da violência em todo o estado, sem deixar de lado nenhuma região.

3 – Falando sobre Obras, o que o (a) candidato (a) pretende fazer em relação à recuperação de algumas encostas e demolições de imóveis condenados pela Defesa Civil, que ainda não foram feitas desde a época da tragédia climática na Região Serrana, em 2011?

Isso será prioridade no meu governo. Vamos realizar estudos e implementar com urgência formas de prevenção, alarme e migração de famílias de todas as áreas de risco já identificadas pela Defesa Civil. Criaremos desde abrigos provisórios e alarmes a serem acionados nas áreas críticas quando tiver previsão de fortes chuvas, até soluções definitivas de contenção de riscos e novas habitações para famílias que desejam se mudar para outras áreas. Para recuperar as encostas, vamos trabalhar em parceria com o governo federal, acessando fundos de mitigação de impactos de mudanças climáticas. Além de fazer um trabalho de divulgação contínuo sobre o perigo de construir casas em zonas consideradas de risco pela Defesa Civil.

4 – Em relação à Educação, qual a maior necessidade a ser sanada já no primeiro ano de governo nas regiões Serrana e dos Lagos?

Nossos alunos foram muito sacrificados durante a pandemia. Como medida emergencial vou contratar explicadores universitários para atuarem no reforço escolar em todo o estado e recuperar o tempo perdido, quando muitas crianças e jovens passaram de ano sem nada aprender. Vamos instituir o programa Corrente de Educação Integral e realizar um Pacto Estadual pela Educação, mobilizando os municípios e a sociedade civil. Nessa parceria com os prefeitos vamos criar metas e indicadores educacionais no ensino fundamental. Vamos trabalhar com o objetivo de ampliar o atendimento integral aos estudantes da rede pública da primeira infância ao primeiro emprego e assegurar o aumento de vagas na educação infantil, sempre com muita parceria com as prefeituras. O meu governo vai melhorar a infraestrutura escolar do estado e ampliar a conectividade.

5 – A Economia foi um dos setores que mais sofreram impactos durante o auge da pandemia, em 2020. As cidades do interior registraram alto índice de desemprego, principalmente no comércio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. Apesar deste número já ter apresentado uma melhora, a população ainda anseia por melhorias neste setor. O que pretende fazer para mudar este cenário?

O Rio possui setores com vocações específicas, nas diferentes regiões, que permitem uma competitividade diferenciada ao estado. O novo papel do Governo será articular atores públicos e privados para destravar essas potencialidades. Os investimentos públicos, diretos ou por meio de concessões e parcerias, serão voltados para garantir um ambiente favorável para geração de emprego. O novo ciclo de investimentos, em especial nas áreas de óleo e gás, infraestrutura logística, saneamento e transporte, proporcionará uma ampla oferta de empregos, mas é preciso usar essa oportunidade para fazer a transição e desenvolver novas economias e reduzir a dependência da economia do petróleo. Por meio do Conselho de Novos Negócios, a ser criado, vamos promover investimentos nas cadeias produtivas nas áreas de saúde, turismo, tecnologia da informação, audiovisual, indústria têxtil, agricultura.

6 – Sobre Cultura, quais são as propostas para fomentar o segmento no interior?

Vamos instituir um Plano Estadual de Incentivo à Economia Criativa com objetivo de posicionar o Rio na vanguarda da inovação. O plano deve consolidar Distritos Criativos em diferentes regiões do estado com base no mapeamento de oportunidades de negócios e vocações microrregionais e assim evitar uma excessiva concentração de investimentos na capital. Vamos elevar o percentual de investimentos públicos em Cultura até o patamar de 1,5% das receitas estaduais, promover o desenvolvimento das diferentes linguagens artísticas, preservação do Patrimônio Material e Imaterial e fortalecer a rede de museus do estado. Vamos apoiar a formação e o aperfeiçoamento da gestão cultural, valorização e promoção do artesanato e da gastronomia do estado, apoio ao carnaval de ruas e manifestações tradicionais, cultura digital assim como formação artística e cultural.

7 – Em relação ao Turismo, o que o (a) candidato (a) pretende fazer para melhorar o setor nas cidades das regiões Serrana e dos Lagos?

Vamos atualizar o plano diretor de turismo do estado do Rio de Janeiro, além de começar novas obras de infraestrutura turística e continuar as já existentes. Fora da Capital, essas regiões são as que mais movimentam o turismo no estado, gerando emprego principalmente no setor de serviços e hotelaria. No meu governo vou dar prioridade às cidades que já dependem do turismo, como Armação de Búzios, Paraty, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Angra dos Reis e Petrópolis, além de buscar novos atrativos turísticos em todas as regiões, do Médio Paraíba ao Norte fluminense. Vamos também ampliar o plano integrado de segurança turística para mudar a imagem violenta que o Rio de Janeiro tem atualmente e com o programa estadual de microcrédito vamos criar uma linha específica para o financiamento da atividade turística.

8 – Espaço reservado para considerações finais.

Essas eleições são de extrema importância para darmos uma guinada no nosso estado, tirá-lo do atraso e colocar o Rio de pé. Está na hora de tirar as máfias que governam o estado há tantos anos e começarmos um novo momento no Rio com muito trabalho e muita honestidade. Tenho 16 anos de vida pública e nunca tive nenhuma acusação ou denúncia. É hora de comparar os currículos. O Rio teve uma sequência de cinco governadores presos e um afastado por corrupção. Só na atual gestão cinco secretários já foram presos. Toda essa corrupção só trouxe atraso para o nosso estado que tem um potencial incrível. Para o Rio melhorar os governos precisam parar de roubar! Vamos colocar o Rio de pé e inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento. Vote 40!

Também concorrem à disputa: Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB), Luiz Eugênio (PCO) E Wilson Witzel (PMB).

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.