MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Paulo Ganime, do Novo, diz que vai investir em cursos profissionalizantes e aumentar a mão de obra especializada

Portal Multiplix conversou com os candidatos ao governo do Rio; reportagens são publicadas de acordo com a ordem alfabética dos nomes dos entrevistados

Por Natalia Amorim
28/09/22 - 08:54
Paulo Ganime, do Novo, diz que vai investir em cursos profissionalizantes e aumentar a mão de obra especializada Candidato Paulo Ganime responde questionamentos sobre as regiões Serrana e dos Lagos | Arte: Pedro Stutz sobre foto do TSE

O candidato ao Governo do Rio de Janeiro, Paulo Ganime (Novo), enviou ao Portal Multiplix respostas a uma série de perguntas feitas aos postulantes ao cargo, que estão com maior porcentagem nas pesquisas de intenção de voto.

Os questionamentos foram feitos de acordo com o interesse dos eleitores das regiões Serrana e dos Lagos do Rio, áreas de abrangência do site.

As respostas foram publicadas na íntegra, cada uma delas com dez linhas, conforme o critério estabelecido para todos os candidatos.

Confira, na íntegra, as respostas do candidato Paulo Ganime:

1 – Na área da Saúde, uma das principais queixas da população é a demora para a realização de procedimentos de urgência e emergência, que levam, na maioria das vezes, muito tempo para serem marcados. O que será feito para reduzir as longas filas de espera para internações e realização de exames de alta complexidade, regulados pelo SISREG?

Com o Programa Fila Zero. O atendimento de base na saúde é de responsabilidade dos municípios. Mas este precisa estar integrado com o atendimento estadual. O atendimento do estado para a saúde precisa ter transparência. Vamos reduzir as filas para atendimento no geral, onde exames e atendimentos serão realizados em um mês no máximo após o pedido e cirurgias eletivas, em até 3 meses. A ordem nas filas será divulgada para que todos saibam sua posição na fila. Além disso, vamos implantar o prontuário eletrônico de saúde. A demanda de atendimento será mapeada, reduzindo o deslocamento de pacientes pelo interior, para que possam realizar um exame.

2 – Segurança Pública é um dos temas que gera preocupação a todo o interior do estado. O que o (a) candidato (a) pretende fazer a fim de minimizar a violência e também de forma a oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais da área?

Segurança pública será prioridade no nosso governo e o nosso tripé será a valorização das polícias, levar o social para as comunidades e acabar com o fluxo de mercadorias e financeiro que movimenta o crime. Vamos garantir condições dignas de trabalho para os profissionais de segurança. Vamos implantar recompensa meritocrática, assistência jurídica e reavaliar escala de trabalho para os policiais militares, para garantir uma vida digna aos nossos heróis. Na infraestrutura das polícias, nós vamos investir na aquisição de equipamentos, formação policial e inteligência. Além disso, o serviço de videomonitoramento será ampliado para todo o estado. Vamos combater a corrupção no poder público, através do combate à lavagem de dinheiro, prática que sustenta os mesmos grupos criminosos que dominam o estado.

3 – Falando sobre Obras, o que o (a) candidato (a) pretende fazer em relação à recuperação de algumas encostas e demolições de imóveis condenados pela Defesa Civil, que ainda não foram feitas desde a época da tragédia climática na Região Serrana, em 2011?

A Defesa Civil estadual vai ajudar no processo de demolição das casas condenadas que já estão marcadas. Cabe ao Estado ajudar a Prefeitura a solucionar o problema. Além disso, nós vamos ter uma política de moradias com uso de imóveis públicos inutilizados, terminar as obras para revitalizar a região , fazer o reflorestamento dessa área e aumentar a fiscalização para evitar construções nesses locais. Nós vamos criar um Centro de Inteligência Estadual para monitorar e evitar que desastres causados pelas chuvas aconteçam novamente. Até hoje, o estado não terminou de construir as moradias que foram prometidas em 2011. Isso é inadmissível! A cidade continua a avançar por espaços que não deveriam ser ocupados.

4 – Em relação à Educação, qual a maior necessidade a ser sanada já no primeiro ano de governo nas regiões Serrana e dos Lagos?

O principal foco da educação será trazer o Rio de Janeiro para o topo do IDEB. O Rio de Janeiro já foi 4° colocado e hoje ocupa a 20° posição no ranking do ensino médio no Brasil. Nós vamos integrar as universidades estaduais para ajudar na oferta de cursos profissionalizantes para formarmos mais mão de obra especializada. Com cursos que duram até 6 meses, vamos colocar o jovem no mercado de trabalho. Assim, ele garante sua renda sem perder tempo. A educação é chave também para melhorar a situação econômica do estado. Além disso, nós vamos melhorar a gestão pedagógica, reavaliar o plano de carreira e salário dos profissionais da educação e criar um plano de metas e recompensas para educadores e gestores.

5 – A Economia foi um dos setores que mais sofreram impactos durante o auge da pandemia, em 2020. As cidades do interior registraram alto índice de desemprego, principalmente no comércio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. Apesar deste número já ter apresentado uma melhora, a população ainda anseia por melhorias neste setor. O que pretende fazer para mudar este cenário?

Precisamos aumentar a atratividade no estado para as empresas investirem aqui, trazendo renda e oportunidade de emprego para a população. Para isso, vamos reduzir o impostos estaduais e prorrogar o prazo de pagamento de 25 para 45 dias. Vamos oferecer os cursos técnicos e profissionalizantes para a população, principalmente os jovens, aumentando a oferta de mão-de-obra especializada para que as empresas possam operar no Rio de Janeiro. Vamos desenvolver o interior aproveitando as vocações do estado, como o setor de turismo na Região dos Lagos, assim como os polos industriais de Rio das Ostras. Na Região Serrana, a agricultura familiar, a indústria da moda e a cervejeira para que haja possibilidade de trabalho e renda em todas as regiões do estado. O estado do Rio só vai se tornar economicamente forte com um interior forte.

6 – Sobre Cultura, quais são as propostas para fomentar o segmento no interior?

Iremos estimular campanhas de empreendedorismo cultural, ampliando recursos, qualificando os existentes e inovando com novos editais de fomento aos processos de criação, fruição, produção, circulação, difusão e intercâmbio artístico e cultural. Com isso, aumentaremos as manifestações culturais em que a sociedade se representa e cria suas identidades. Os patrocínios e os apoios do mercado para a área da cultura serão viabilizados com os descontos de ICMS, divulgação de marcas etc. A análise dos projetos e desburocratização da intervenção do Estado no setor cultural permitirá aos artistas uma sensação de maior liberdade e autoconfiança, o que irá incrementar o interesse dos financiadores e ampliará a participação do setor cultural no PIB do estado. Dessa forma, vamos transformar a cultura em um negócio autossustentável.

7 – Em relação ao Turismo, o que o (a) candidato (a) pretende fazer para melhorar o setor nas cidades das regiões Serrana e dos Lagos?

A visão do turismo do governo no estado necessita ser mais focada no seu interior. Dentre várias ações propostas neste plano, vamos estimular através de incentivo técnico e financeiro, de recursos federais não utilizados atualmente, a realização de feiras e seminários de negócios e de turismo nas principais regiões turísticas do estado. Dessa maneira, será incentivada a realização de eventos geradores de fluxo turístico nos municípios que trabalham seus produtos, como exposição agropecuária, circuito da cerveja, da cachaça, do setor metal mecânico, do óleo e gás natural etc, integrando municípios próximos e atraindo visitantes do exterior, capital e de outros estados. A proposta é investir recursos financeiros proporcionais aos que os municípios e a iniciativa privada investem, nos eventos que já existem e nos que vierem a ser realizados e captados.

8 – Espaço reservado para considerações finais.

Está na hora da gente se livrar dos políticos que há décadas tiram dinheiro do povo com esquemas de corrupção para alimentar os seus grupos políticos e em troca dão migalhas para a população. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo no Rio de Janeiro. O Estado teve 5 governadores presos e o grupo político do atual governador é o mesmo dos anteriores. Eu entrei na política para mudar essa realidade. Sou de um partido que está dando exemplo em Minas Gerais governado pelo Romeu Zema. Com boa gestão e transparência, nós vamos mudar a história do Rio. O momento é agora. Não dá mais pra esperar. Para isso, vote Ganime 30 para governador.

Também concorrem à disputa: Cyro Garcia (PSTU), Eduardo Serra (PCB), Luiz Eugênio (PCO) E Wilson Witzel (PMB).

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.