MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ônibus de graça para votar: STF decide que prefeituras e empresas podem oferecer transporte no 2º turno

Muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação e a medida pretende estimular o comparecimento às urnas

Por Nai Frossard
18/10/22 - 16:29
Ônibus para votar: STF decide que prefeituras e empresas podem oferecer transporte no 2º turno STF decidiu que prefeituras podem oferecer transporte gratuito no segundo turno | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com o objetivo de evitar a alta abstenção no segundo turno, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no fim da tarde desta terça-feira, dia 18, que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer, de forma voluntária, transporte público gratuito no dia da votação.

De acordo com a decisão do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, os prefeitos que adotarem a medida não serão responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.

O ministro completou que se trata da garantia constitucional do direito de voto e, por isso, não pode haver qualquer discriminação de posição política.

Conforme Barroso, veículos públicos e ônibus escolares podem ser usados para o transporte, e o Tribunal Superior Eleitoral poderá regulamentar a atuação dos municípios e empresas de transporte para garantia da segurança jurídica dos envolvidos e para coibir eventuais abusos de poder político.

Fica reconhecido que os municípios podem, sem incorrer em qualquer forma de ilícito administrativo, civil, penal ou eleitoral, promover política pública de transporte gratuito no dia das eleições, como forma de garantir as condições materiais necessárias. As empresas de transporte público municipal deverão atuar colaborativamente para garantir a efetividade da medida.

A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Rede Sustentabilidade.

No primeiro turno, o STF também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais, a pedido do partido. Ficou determinado ainda que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores, mantivessem a medida.

O partido argumentou que o voto é obrigatório no Brasil e que muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação.

De acordo com o pedido protocolado, em muitos casos, o valor do transporte é mais caro do que a multa pelo não comparecimento. A multa custa atualmente R$ 3,51.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.