MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Entenda as diferenças entre as funções de deputado estadual e federal

No estado do Rio, são 1.636 candidaturas registradas concorrendo a uma vaga na Alerj

Por Natalia Amorim
13/09/22 - 14:31
Entenda as diferenças entre as funções de deputado estadual e federal Prédio da Alerj, no Rio de Janeiro, e a Câmara dos Deputados, em Brasília | Foto: Divulgação/Marcelo Casal Jr (Agência Brasil)

As eleições que acontecerão em outubro deste ano no Brasil terão cinco cargos em disputa: presidente da República, governador, senador e deputados federais e estaduais.

No intuito de deixar o leitor inteirado sobre todos os detalhes do processo eleitoral, o Portal Multiplix traz conteúdos para ajudar na hora da votação.

Quando o assunto é Câmara dos Deputados, um dos temas mais debatidos é a respeito da função desempenhada pelos parlamentares.

Afinal, qual a diferença entre os deputados federal e estadual?

Deputado estadual

O deputado estadual é aquele que atua como representante da população no Legislativo do estado.

É eleito para um mandato de quatro anos e atua, no caso do estado do Rio, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A atuação de um deputado estadual se dá no estado pelo qual ele foi eleito. Deste modo, cada estado brasileiro elege os próprios deputados estaduais.

Este parlamentar tem como função legislar e fiscalizar o Executivo estadual.

Neste ano, há um total de 70 cadeiras para serem ocupadas por deputados estaduais na Alerj.

São, no total, 1.636 candidaturas registradas no estado do Rio de Janeiro, o que representa 23,3 candidatos concorrendo a uma vaga.

Deputado federal

O deputado federal é considerado o representante da população na Câmara dos Deputados, em Brasília.

É o cargo responsável por legislar, ou seja, propor leis no país, aprovar e reprovar projetos de lei, propor alterações na Constituição, entre outras ações.

É também o responsável por fiscalizar o governo federal e cobrar informações e esclarecimentos quando necessário, abrir investigações e conduzir um processo de impeachment, em casos extremos.

Estão registradas 1.079 candidaturas no estado do Rio de Janeiro para ocupar uma das 46 cadeiras a deputado federal.

Isso significa que a concorrência este ano é de 23,4 candidatos por vaga.

Candidaturas no RJ

Segundo o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualmente, o Rio de Janeiro tem um total de 2.775 registros de candidaturas.

Deste número, 2.579 foram consideradas aptas, 153 inaptas e outras 43 cadastradas.

Para saber os detalhes de cada candidato do estado, como o perfil de cada um deles, a evolução das candidaturas, entre outros, o eleitor pode clicar aqui.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.