MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Em parceria com o TSE, Google lança a ferramenta “Como Votar” para as eleições

Novidade amplia soluções de transparência e checagem de informações para a votação deste ano

Por Nai Frossard
01/09/22 - 12:53
Em parceria com o TSE, Google lança a ferramenta “Como Votar” para as eleições Objetivo da ferramenta é promover a transparência das informações e a segurança no processo eleitoral | Foto: Reprodução/Google Trends Eleições 2022

Quer saber informações sobre as eleições desse ano? O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez uma parceria com o Google e disponibilizou na plataforma o recurso 'como votar'. O objetivo é promover a transparência das informações oficiais sobre as eleições e a segurança no processo eleitoral, levando dados confiáveis para as pessoas.

Ao pesquisar, por exemplo, “como votar” ou “como usar as urnas eletrônicas”, vai aparecer no topo da página explicações fornecidas pelo TSE sobre endereços de locais, horários e ordem de votação, documentação necessária, além de mais detalhes sobre uso correto da urna eletrônica e dúvidas comuns sobre o tema.

Segundo as informações do TSE, a experiência ganhou mais conteúdos e links neste ano, para guiar o eleitor por ações, como baixar o aplicativo e-Tìtulo, encontrar os locais de votação no site do TSE e tirar dúvidas.

Desde 2014, o Google estabelece parcerias com a Justiça Eleitoral, visando combater de forma ostensiva o fenômeno da desinformação online no contexto das eleições brasileiras.

Novidades

Com o objetivo de apoiar os eleitores e contribuir para a integridade das eleições, a entrada em vigor da política do Relatório de Transparência de Anúncios Políticos é uma das novidades.

Ao explicar porque a transparência é tão importante para o Google, David Caragliano, Gerente Global de Políticas Públicas para Anúncios da empresa, disse que a plataforma trabalha com três objetivos principais:

Informar o cidadão, aumentar a confiança e prevenir a atuação de maus atores.

A partir desta quinta-feira, 1º, passa a ser exigida a verificação de anunciantes que queiram rodar anúncios eleitorais que mencionem governantes eleitos ou candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembleia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A política, já aplicada para anúncios do nível federal desde novembro de 2021, vai garantir que anúncios políticos de nível estadual também possam ser visualizados em breve no Relatório de Transparência de Anúncios Políticos.

O “Google para Eleitores” visa ajudar a buscar e identificar informação de qualidade sobre as eleições, pesquisar conteúdo de fontes confiáveis e checar a veracidade das notícias. A iniciativa está disponível no Canal do Google Brasil no YouTube, que conta com mais de 1,3 milhão de inscritos.

Em alta

O Google lançou também o Relatório Google Trends Eleições 2022, um estudo inédito baseado em dados da ferramenta Google Trends que mostra o que os brasileiros estão pesquisando e quais são seus interesses sobre temas relevantes, como emprego, educação, saúde pública, segurança, meio ambiente, entre outros. Um dos temas mais buscados recentemente é o simulador de votação do TSE.

Entre outras iniciativas de Google Trends para o período eleitoral, está a recém-lançada Central Google Trends - Eleições 2022, uma página dedicada às eleições nacionais com dados em tempo real sobre o período eleitoral, candidatos presidenciais, partidos e principais perguntas sobre temas relacionados à campanha.

Checagem de notícias falsas

O TSE ressaltou a importância da parceria entre as instituições e a imprensa profissional nesse período. O projeto Comprova é um dos parceiros do TSE e do Google, com atuação de jornalistas de 43 veículos de comunicação.

O Comprova é apenas um dos 150 parceiros do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação e lançou o primeiro aplicativo de checagem de notícias falsas do Brasil.

O app Projeto Comprova, disponível para Android e iOS, inclui checagens feitas pelos veículos e também funciona como ferramenta para envio de conteúdo suspeito, dicas e conteúdo educativo sobre como identificar conteúdo enganoso ou falso online.

Outras ferramentas de ajuda

O serviço atualizado de consulta à seção eleitoral, com os novos locais de votação temporários de eleitores que pediram a transferência dentro do prazo, já está disponível no aplicativo e-Título e no Portal do TSE.

Já o site do TRE-RJ disponibilizou uma 'cola eleitoral' para as eleições. O folheto com os números dos candidatos pode ser impresso para auxiliar os eleitores no momento do voto.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.