MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Eleições 2022: veja como foi o dia de votação em Friburgo e as principais notícias do 2º turno

Confira todos os detalhes do dia em que os eleitores voltaram às urnas para eleger o novo presidente da República

Por Natalia Amorim e Kessia Coutinho
30/10/22 - 13:53 | Atualizada em 31/10/22 - 10:37
Eleições 2022: veja como foi o dia de votação em Friburgo e as principais notícias do 2º turno Veja como foi a movimentação dos eleitores de Nova Friburgo neste segundo turno | Arte: Pedro Stutz

Eleitores de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, voltaram às urnas a partir das 8h deste domingo, dia 30, para o segundo turno das eleições.

O ato democrático definiu o próximo presidente do país pelos próximos quatro anos. Lula foi eleito presidente da República pela terceira vez.

A votação foi encerrada às 17h e, logo em seguida, teve início a apuração dos votos.

No primeiro turno, o candidato Jair Messias Bolsonaro (PL) foi o mais votado para presidência da República na cidade.

Ele teve 53,32% dos votos válidos para o cargo (60.1118 votos), enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 37,16% (41.896 votos).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 150 mil pessoas estão aptas a votar no município. Um eleitorado 2,3% maior do que o registrado em 2018.

Desse total, 6.717 eleitores votaram branco ou anularam o voto, enquanto 35.596 eleitores da cidade não compareceram às urnas.

A soma de nulos, brancos e abstenções representa 27,29% do total de eleitores do município.

A cidade possui duas zonas eleitorais, com 75 locais de votação. Desses locais, o Centro é considerado o maior colégio eleitoral, com um total de aproximadamente 20 mil eleitores.

Veja como foi a votação

Movimento para votação no Colégio Nossa Senhora das Dores foi tranquilo pela manhã Movimento para votação no Colégio Nossa Senhora das Dores foi tranquilo pela manhã | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Na manhã desse domingo, dia 30, a votação ocorreu de forma tranquila no Colégio Nossa Senhora das Dores, no Centro. O cenário foi o oposto do primeiro turno, onde foram registradas filas que tomavam conta de boa parte da calçada.

Urnas trocadas

Segundo dados dos cartórios eleitorais de Nova Friburgo, 25 urnas precisaram ser trocadas na cidade, sendo 22 delas na Zona 222 e três na Zona 026.

O trânsito na avenida Alberto Braune foi liberado após recomendação do MPE e da 26 ª Promotoria Eleitoral e estava tranquilo neste domingo, 30O trânsito na avenida Alberto Braune foi liberado após recomendação do MPE e da 26 ª Promotoria Eleitoral e estava tranquilo neste domingo, 30 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O trânsito na avenida Alberto Braune, no Centro, estava tranquilo neste domingo, dia 30.

Na última sexta, dia 28,o Ministério Público Eleitoral, por meio da 26ª Promotoria Eleitoral, recomendou a prefeitura à desinterditar o espaço, em 24h.

A avenida foi fechada para a realização da Semana da Reforma Protestante.

O município e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro celebraram um TAC perante a Justiça Eleitoral para que o evento realizado na av. Alberto Braune se encerrasse às 21 h do sábado, dia 29, e que até às 3 h da manhã deste domingo, 30, a via estivesse totalmente desobstruída para o pleito eleitoral.

A votação ocorreu sem tumultos no Colégio Canadá, em OlariaA votação ocorreu sem tumultos no Colégio Canadá, em Olaria | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Por volta das 10h30 da manhã deste domingo, dia 30, a movimentação era tranquila no Colégio Canadá, em Olaria. O local é o maior colégio eleitoral da Zona 222 e da cidade, com 6.561 eleitores aptos a votar.

Trânsito pra quem saía de Olaria sentido Centro estava lento durante a manhã deste domingo, dia 30Trânsito pra quem saía de Olaria sentido Centro estava lento durante a manhã deste domingo, dia 30 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Quem saiu, durante a manhã, do Colégio Canadá e da Via Expressa, em Olaria, sentido Centro, enfrentou grandes congestionamentos.

Veja como votaram os candidatos

Bolsonaro vota na zona Oeste do Rio de Janeiro Bolsonaro vota na zona Oeste do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Tomaz Silva (Agência Brasil)

O primeiro a votar neste domingo, dia 30, foi o candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, primeira pessoa a entrar na seção de votação, na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, na zona oeste do Rio.

O candidato chegou ao local por volta 7h50, junto com um comboio de mais de dez carros. Após votar, Bolsonaro falou com a imprensa e demonstrou confiança:

Expectativa de vitória, pelo bem do Brasil. Só temos boas notícias nos últimos dias. Se Deus quiser, seremos vitoriosos hoje à tarde. Ou melhor, o Brasil será vitorioso hoje à tarde.

Lula vota em São Bernardo do Campo, em São PauloLula vota em São Bernardo do Campo, em São Paulo | Foto: Divulgação/Rosa Rovena (Agência Brasil)

Já o candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), votou na Escola Estadual João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo (SP), por volta das 9h20.

Após sair da cabine de votação, se mostrou convicto da vitória:

Hoje, possivelmente, seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida. E acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro, porque o povo está definindo o modelo de Brasil que ele deseja, o modelo de vida que ele quer.

Tempo

Nova Friburgo tem céu parcialmente encoberto neste domingo, 30, segundo turno das eleições geraisNova Friburgo tem céu parcialmente encoberto neste domingo, 30, segundo turno das eleições gerais | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas e tempestades de domingo, dia 30, até às 10h desta segunda-feira, dia 31.

A previsão era de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos que podem variar entre 40-60 km/h, e também de queda de granizo.

O céu permaneceu parcialmente encoberto no centro de Nova Friburgo durante a tarde e as temperaturas variaram entre 17ºC e 26ºC.

Votação no exterior

Os brasileiros que moram no exterior também puderam participar do processo eleitoral do Brasil nas eleições para presidente e vice-presidente da República.

Segundo o TSE, 697 mil brasileiros estiveram aptos a votar fora do país nesta eleição. O número representa um aumento de 39,21% em relação a 2018. A votação aconteceu em 181 cidades no exterior.

Os resultados oficiais da votação fora do país só foram divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir das 17h, junto com a apuração nacional, embora grandes veículos de imprensa nacional e internacional já tenham anunciado resultados não oficiais, coletados dos boletins de urnas afixados no local de votação.

Transporte público

Ônibus voltam a circular pela Alberto Braune neste domingo, dia 30Ônibus voltam a circular pela Alberto Braune neste domingo, dia 30 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Após a liberação da avenida Alberto Braune em Nova Friburgo, o transporte público voltou a circular pelo trajeto normal. Segundo a concessionária responsável pelo serviço, a NovaFaol, as linhas operaram com o horário de sábado, durante todo o dia.

Na cidade não foi concedido o direito à gratuidade aos eleitores.

O horário do transporte de cada bairro ficou disponível na tabela de horários.

Balanço prévio

Ministro Alexandre de Moraes faz um balanço prévio da votaçãoMinistro Alexandre de Moraes faz um balanço prévio da votação | Foto: Divulgação/Antônio Augusto (TSE)

Há menos de uma hora para terminar a votação neste segundo turno, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, concedeu uma entrevista à imprensa.

Moraes informou que nenhuma das operações de fiscalização de ônibus de eleitores feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) impediu que as pessoas pudessem votar.

O ministro garantiu que o prejuízo foi apenas em relação ao atraso desses eleitores e que irá apurar o caso.

Ao longo do dia, a PRF descumpriu uma ordem judicial e realizou, pelo menos, 560 operações nas estradas de todo o país.

Pela manhã foi determinado que o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, prestasse informações sobre essas operações policiais.

Segurança pública em Nova Friburgo

A votação aconteceu de forma tranquila na cidade. Segundo a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), não houve nenhum registro de criminalidade.

Em entrevista ao Portal Multiplix o delegado titular da 151 ª DP de Nova Friburgo, Henrique Pessoa, falou sobre a atuação da polícia neste domingo.

Foi tudo muito tranquilo, dentro do esperado. A força de segurança permanecerá atuante durante a comemoração para que não haja nenhum tipo de problema.

Diferente do primeiro turno, os últimos minutos para encerramento da votação não registra filas em FriburgoDiferente do primeiro turno, os últimos minutos para encerramento da votação não registra filas em Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Faltando meia hora para o encerramento da votação, o movimento era tranquilo no maior colégio eleitoral da Zona 026, que fica no Colégio Nossa Senhora das Dores, com 5.698 eleitores aptos a votarem.

Segundo o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, a extensão do horário de votação não aconteceria em nenhuma cidade do país.

Mais urnas trocadas

Mais três urnas foram trocadas no final da tarde, em Nova Friburgo.

Uma em São Pedro, na Zona 222, e outra em Conselheiro Paulino. A zona eleitoral ainda não foi divulgada pelo TRE.

Já na Zona 026, mais uma urna precisou ser substituída. O bairro ainda não foi informado pelo TRE.

No total, 25 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas na cidade.

Votação encerrada

A votação para o segundo turno foi oficialmente encerrada às 17h, pelo horário de Brasília.

Após encerramento da votação, as urnas são encaminhas para o TRE para serem apuradasApós encerramento da votação, as urnas são encaminhas para o TRE para serem apuradas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As urnas de Nova Friburgo foram levadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no antigo Fórum, para o início da apuração, que pôde ser acompanhada através do site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O juiz eleitoral da Zona 026, Marcelo Alberto Chaves Villas, conversou com o Portal Multiplix e fez um balanço deste segundo turno:

Foi um segundo turno completamente diferente do primeiro. Tivemos uma eleição mais rápida e ordeira, com filas bem menores, por conta do número de candidatos. O TSE, desta vez, se preparou melhor e o tempo foi, em média, de 21 segundos entre um eleitor e outro para computar o voto.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.