MPE recomenda que prefeitura de Friburgo libere ruas no dia da votação
Evento no centro da cidade tem programação alterada e antecipa encerramento
O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da 26ª Promotoria Eleitoral, expediu uma recomendação nessa quinta-feira, 27, à prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, para desinterdiação de ruas no Centro.
De acordo com o documento, a prefeitura tem o prazo de 24 horas (a partir do recebimento) para retirar 'barracas e apetrechos em eventos festivos'.
A recomendação ainda prevê a revogação imediata da permissão de uso concedida para fins de realização de shows no centro da cidade até a próxima segunda-feira, dia 31.
Para o órgão, o intuito é evitar o caos na mobilidade urbana da cidade, na véspera e no dia de votação para o segundo turno das eleições.
Entre as alegações do MPE, estão: garantir a livre circulação das viaturas que se encontram a serviço das zonas eleitorais e a chegada das urnas aos locais de votação, além de todos os materiais necessários à realização do pleito e também a apuração do resultado das eleições.
O que diz a prefeitura
Por meio de nota, a prefeitura de Nova Friburgo informou que recebeu a recomendação no final dessa quinta, dia 27.
Depois de uma reunião entre as partes na tarde desta sexta, 28, ficou decidido que o evento realizado na Avenida Alberto Braune será encerrado às 21 horas do dia 29, sábado.
O horário fixado para que a via esteja totalmente desobstruída para o pleito eleitoral será às 3 horas da manhã, do dia 30, domingo.
Diz, ainda, a nota da prefeitura: "Buscou-se a melhor solução consensual entre as partes para que o evento pudesse ser realizado e a via estivesse totalmente livre para facilitar o trânsito durante as eleições."
Por conta do acordo com a Justiça Eleitoral, a programação da ‘Semana da Reforma Protestante’ neste sábado, 29, foi reformulada.
As atrações de domingo, 30, foram desmarcadas. O teatro com Jeová Nessi - “O Tribunal”, passou para sábado, às 14h. E os shows foram antecipados: 17h - Abraão Alencar; e 19h30 - Gabriel Guedes.
Entenda o caso
Neste mês de outubro a prefeitura de Nova Friburgo interditou algumas ruas do Centro, inclusive a avenida Alberto Braune, umas das principais vias do município, para receber a ‘Festa da Cerveja’ e a ‘Semana da Reforma Protestante’.
A interdição causou polêmica desde sua implementação, por conta de problemas gerados no fluxo de veículos. Apesar disso, o Executivo manteve as alterações nas vias, com previsão de volta à normalidade na primeira semana de novembro.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.