MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Veja o que diz a Prefeitura de Nova Friburgo sobre casos de Covid-19 em escolas particulares

Sete unidades teriam casos confirmados segundo sindicatos. Confira ainda o protocolo a ser seguido de acordo com decreto municipal

Por Redação Multiplix
26/05/21 - 14:40
Veja o que diz a Prefeitura de Nova Friburgo sobre casos de Covid-19 em escolas particulares Prefeitura de Nova Friburgo monitora casos da Covid - 19 em escolas do município | Foto: Arquivo/João Luccas Oliveira

Neste mês de maio, a Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, autorizou o retorno das aulas presenciais tanto na rede particular quanto na rede pública de ensino. Em duas semanas, casos da Covid-19 foram relatados e a reportagem do Portal Multiplix procurou saber que procedimentos e medidas de fiscalização estão sendo adotadas na cidade da serra fluminense.

Os casos foram relatados entre 17 e 24 de maio. Segundo publicação, nas redes sociais, do Sindicato dos Professores de Nova Friburgo e Região (Sinpro) e o do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ), sete escolas particulares já tiveram casos confirmados do novo coronavírus.

De acordo com os sindicatos, as unidades de ensino são: Colégio Nossa Senhora das Mercês, Anchieta, São João Batista, Nossa Senhora das Dores, Espaço Livre, Sesi e Centro Educacional Conselheiro (CEC).

O documento pode ser encontrado neste link.

Por sua vez, a Prefeitura de Nova Friburgo informou à nossa reportagem, via e-mail, que “já foi notificada sobre alguns casos de alunos e profissionais de educação que testaram positivo para a Covid-19 após a retomada das aulas presenciais no município, porém, reforça que os casos foram detectados na primeira semana de aula - dentro do período de incubação da doença, que é de 7 a 14 dias -, portanto, não há como afirmar que foram contraídos nas unidades de ensino.”

“Com relação ao protocolo que deve ser adotado pelas escolas em caso de diagnóstico suspeito ou positivo de Covid-19, ele está descrito no decreto 891 de 2021. Em caso de descumprimento, a unidade de ensino está sujeita às sanções cabíveis dentro do Código Sanitário do município”, afirmou o Executivo.

O que diz o decreto

De acordo com o decreto municipal, publicado em abril deste ano, o protocolo a ser seguido é o seguinte:

- Cuidados em caso de confirmação

Entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica ou Vigilância em Saúde do município e com a equipe de saúde da atenção primária, para definição dos métodos de rastreamento de contatos do caso e definição dos parâmetros para adoção de medidas de proteção, tais como a suspensão de aulas em casos de excessiva transmissibilidade no ambiente escolar ou no território de Nova Friburgo.

- Critérios para a suspensão das atividades escolares presenciais

Os critérios adotados pelas instituições de ensino públicas e privadas, estabelecidos como regras fundamentais para a suspensão do funcionamento de turmas e/ou unidades educacionais durante o processo, de modo a evitar uma epidemia escolar são:

  • Quando for identificado um caso de contaminação pela Covid-19, a turma deverá ter as aulas presenciais suspensas por 14 dias, sendo as aulas oferecidas para turma na modalidade exclusivamente remota neste período, cabendo à Secretaria Municipal de Saúde o monitoramento e garantido aos alunos e familiares atendimento e acompanhamento;

  • Quando forem identificados três casos ou mais na unidade educacional, em turmas diferentes, a unidade escolar deverá ser fechada presencialmente por 14 dias e os procedimentos de rastreamento, acompanhamento e atendimento deverão ser garantidos, cabendo à unidade escolar oferecer a modalidade exclusivamente remota nesse período;

  • Quando for identificado um caso entre os trabalhadores da unidade educacional e que tenham amplo contato com diversos setores, profissionais ou estudantes, a unidade escolar deverá ser fechada presencialmente por 14 dias e os procedimentos de rastreamento, acompanhamento e atendimento deverão ser garantidos, cabendo à unidade escolar oferecer a modalidade exclusivamente remota nesse período;

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.