Programa remunerado de educação ambiental para jovens tem vagas abertas em cidades do interior
Estudantes com 75% de presença vão ganhar bolsa de estudos mensal; veja como participar
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) abriu 1.900 novas vagas para o programa remunerado 'Ambiente Jovem' em diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro.
Neste primeiro momento, as oportunidades estão disponíveis para 38 Núcleos de Pertencimento (Nups).
Na área de cobertura do Portal Multiplix, as cidades de Araruama e Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Carmo, Macuco e Cordeiro, na Região Serrana, estão com inscrições abertas, sendo 50 para cada uma das turmas.
Os estudantes matriculados e com 75% de presença nas atividades terão uma bolsa de estudos mensal no valor de R$ 300.
Todos os jovens de 16 a 24 anos, que morem nas localidades dos Nups, podem participar.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do site do projeto.
A carga horária é de cerca de 7h semanais, com aulas práticas, teóricas, visitas a campo e participação em eventos ligados à pauta ambiental.
Ao longo de quase seis meses, os estudantes irão se aprofundar em diversos temas, como: mudanças climáticas, resíduos sólidos, sustentabilidade e cidadania.
Ao todo, o programa irá contar com 12.500 vagas, dividido entre os 250 Nups por todo o território fluminense.
Ambiente Jovem
Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (Seas) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Ambiente Jovem é o maior programa de educação ambiental do país e visa formar agentes de transformação ambiental em suas comunidades, além de orientá-los sobre inserção no mercado de trabalho e em cursos de nível superior, bem como sobre alternativas de geração de renda através de uma visão empreendedora e sustentável.
Durante a capacitação, os jovens participam de aulas teóricas e práticas sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos. Ao final, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade.
No último ano, o programa contou com 141 Nups espalhados por 41 cidades do território fluminense, e 5 mil estudantes beneficiados. Neste novo ciclo, o Ambiente Jovem foi reestruturado e ampliado para alcançar ainda mais jovens.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.