MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O Enem é no próximo domingo! Ainda dá tempo de estudar?

Profissionais da área de língua portuguesa, matemática e redação dão dicas de como aproveitar os últimos dias antes da prova para um estudo intensificado

Por Luisa Machado
01/11/19 - 10:17
O Enem é no próximo domingo! Ainda dá tempo de estudar? Primeira etapa da prova acontece neste domingo, 3 de novembro | Foto: Reprodução/Wilson Dias (Agência Brasil)

Está cada vez mais próximo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em dois finais de semana, nos dias 3 e 11 de novembro, em todo o país. A avaliação tem como objetivo unificar e facilitar o processo de ingresso de estudantes em universidades públicas e particulares no país.

No primeiro domingo, os candidatos farão a prova de linguagens, ciências humanas e redação. Na semana seguinte, será a vez dos testes em matemática e ciências da natureza.

O Portal Multiplix já deu dicas de como se dar bem na redação, que representa a maior parte da nota final do Enem. Para Walknéia Constantino, professora de produção de texto em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é fundamental relembrar alguns temas para uma boa execução do teste.

“É fundamental ter uma boa visão de regência, concordância verbal, crase e colocação pronominal. Além disso, no texto, é importante respeitar a tipologia textual e nunca se esquecer dos elementos de coesão e da coerência. O candidato deve estar também muito atento à intervenção na conclusão do texto”, comenta a professora.

Já na prova de linguagens, normalmente são cobrados conteúdos voltados para interpretação de texto, estrutura textual e análise do discurso, literatura, variação linguística e gêneros textuais. É o que diz Kelly Cris, que é professora de língua portuguesa em Nova Friburgo. Para aqueles que têm maiores dificuldades na disciplina, aqui vão algumas dicas:

“É muito importante ler. Não acredito que haja pessoas que não gostem de ler, e sim que não experimentaram ler textos de seu interesse. É preciso se dar a chance de se transformar num leitor, e a leitura será agradável e promoverá o contado indireto com todas as características de uma língua escrita”, diz.

A professora ainda dá dicas adicionais para quem pretende aproveitar os últimos momentos antes da prova. “Sugiro rever questões de provas anteriores com objetivo de ganhar alguma intimidade com essa abordagem. É uma prova longa, de textos grandes e que o tempo deve ser controlado. Por isso, desenvolver a competência leitora é imprescindível para que não seja necessário perder tempo lendo as questões inúmeras vezes”, completa Kelly.

Matemática nem é esse bicho de sete cabeças

As questões de matemática assustam muitos dos candidatos que realizam o Enem. Assuntos como funções de primeiro, segundo grau e trigonométricas, geometria plana e espacial, probabilidade e análise combinatória são os que têm maior chance de aparecerem na prova, de acordo com o professor da disciplina, Pedro Mineiro.

“Boa parte das vezes, uma boa leitura ajuda na resolução das questões. Recomendo estudar análise combinatória e probabilidade, que são assuntos amplos no campo da matemática. Cada questão exige uma linha de raciocínio diferente de outra e dificilmente se repetem”, afirma.

É importante lembrar que o Enem é muito mais do que uma prova de conteúdo. Para Pedro, mais importante do que estudar várias e várias vezes as mesmas matérias, o aluno deve praticar a concentração.

“O mais importante é ir descansado para as provas, se hidratar bem e não se desgastar abusivamente. O Enem é mais uma prova de resistência, logo, é mais importante fazer a prova com calma e concentração do que estudar milhões de páginas de qualquer assunto rápido. Aprender deve ser uma experiência boa e não será uma prova que definirá o quanto alguém sabe de alguma coisa”, finaliza.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.