Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio começam nesta segunda-feira
Interessados em fazer a prova têm até o dia 16 de junho para fazer o cadastro
05/06/23 - 08:23
.jpg)
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram nesta segunda-feira, 5, em todo país.
Os interessados em realizar a prova têm até o dia 16 de junho para fazer o cadastro na Página do Participante.
A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho nas agências bancárias, lotéricas ou via Pix.
As provas serão aplicadas nos domingos, dias 5 e 12 de novembro, com abertura dos portões às 12h. O aluno poderá entrar no local da prova até as 13h e o exame começa a ser aplicado às 13h30.
O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início de maio.
Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.
A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz também critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.
Os gabaritos das provas objetivas devem ser publicados no dia 24 de novembro, no portal do Inep, e os resultados no dia 16 de janeiro do próximo ano.
O Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.
O Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes.
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do Exame.
Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.