MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado terminam nesta sexta-feira

Cabo Frio e outras dez cidades no estado do Rio vão aplicar as provas; veja como se inscrever

Por Rômullo Espíndola
08/02/24 - 10:45
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado terminam nesta sexta-feira Provas serão descentralizadas e ocorrerão no mesmo dia em 220 cidades | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Terminam nesta sexta-feira, dia 9, as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que até o momento já conta com mais de 1,5 milhão de pessoas inscritas. O CNPU terá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.

De acordo com as informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, as taxas são de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 60 para cargos de nível médio. As provas serão descentralizadas e ocorrerão em 220 cidades no mesmo dia.

No estado do Rio, por exemplo, haverá provas em 11 cidades, são elas: Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João do Meriti e Volta Redonda.

Há cargos voltados para várias regiões do Brasil, mas, além deles, os editais já preveem vagas com lotação específica para o Rio de Janeiro, Ministério da Gestão e Inovação, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Meteorologia e mais.

Dentro das vagas já especificadas para o estado do Rio, estão as de médico, psicólogo, arquivista, bibliotecário, engenheiro especialista em ciência e tecnologia, analista em reforma agrária, contador, antropólogo, assistente social, economistas e muitas outras.

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos do governo federal, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos.

O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para preenchimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do concurso. Em seguida, é necessário fazer o login e seguir as orientações indicadas. No momento da inscrição, o candidato faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos.

O CPNU permitirá a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático. Uma das vantagens é que o candidato pagará uma taxa de inscrição única.

Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada.

A prova será realizada no dia 5 de maio.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho.

O resultado será anunciado em 30 de julho. Em 5 de agosto, terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.