MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inscrições gratuitas para 'Provão do Ceja' estão abertas em todo o estado do Rio

Veja como participar do exame de certificação dos ensinos Fundamental e Médio

Por Redação Multiplix
26/02/24 - 10:11
Inscrições gratuitas para 'Provão do Ceja' estão abertas em todo o estado do Rio Provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 de maio | Foto: Reprodução/Wilson Dias (Agência Brasil)

As inscrições para o 'Provão da Rede Ceja' estão abertas aos interessados em todo o Estado do Rio de Janeiro. O exame oferece a oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade regular de obter a certificação de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio.

De acordo com a instituição que organiza as provas, o prazo para se inscrever começou na última semana e vai até o dia 3 de maio. Os exames serão realizados nos dias 25 e 26 de maio.

Para fazer a prova do Ensino Fundamental é preciso ter no mínimo 15 anos completos, já para o Ensino Médio, 18 anos.

Além disso, é necessário que o candidato esteja matriculado em uma das 59 escolas da Rede Ceja, administradas pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).

Ao todo, são mais de 29 mil vagas ofertadas. A inscrição é gratuita e poderá ser realizada na secretaria da unidade que o aluno estuda, de segunda a quinta, das 13h às 19h. Cada unidade oferece, individualmente, 500 vagas aos estudantes.

O presidente da fundação, João Carrilho, disse que o provão é uma excelente oportunidade para quem quer concluir os estudos tendo apoio da escola:

O Provão da Rede Ceja é um sucesso no número de inscritos, chegando a quase 50 mil. Isso mostra a importância das certificações que credenciam os estudantes ao mercado de trabalho, além do desenvolvimento pessoal, gerando motivação e comprometimento.

Sobre as provas

Conforme divulgado pela instituição, para obter o certificado, o estudante deverá passar na prova, que será aplicada por área de conhecimento.

São elas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Língua Inglesa); Ciência da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

Acesso à faculdade

A fundação também destacou que com a conclusão do Ensino Médio, por meio da certificação do Provão do Ceja, o estudante já pode prestar o vestibular ou o Enem para ingressar no ensino superior.

O provão, que está em sua quarta edição, voltou a ser realizado após 20 anos com a publicação da portaria nº 569 de 2022, que definiu normas de avaliação do desempenho escolar e estabeleceu regras para a regularização da vida escolar dos alunos da Rede Ceja no Estado do Rio de Janeiro.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.