Inep divulga edital do Enem 2024; provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro
Instituto alterou regra para uso de nome social, comprovante de identificação e acessibilidade
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024).
Esta edição terá mudanças na segurança, no nome social de candidatos transexuais e na acessibilidade para pessoas com deficiência.
O período de inscrições começa no dia 27 de maio e vai até o dia 7 de junho. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.
A publicação foi feita no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 13 de maio.
Neste ano, a taxa de inscrição continua custando R$ 85 e poderá ser paga por meio de boleto, que deve ser gerado na página do participante.
O pagamento ainda pode ser feito via Pix. Para isso, basta acessar o QR code que consta no boleto.
Também será possível pagar com cartão de crédito ou débito em conta poupança ou corrente. Mas o Inep avisa que estas duas últimas formas não servem para todos os bancos.
O pagamento pode ser feito até o dia 12 de junho.
Nesta segunda, o Inep divulgará o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição, que foi feito através de um edital publicado separadamente para estas solicitações.
Segundo o instituto, a aprovação da isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. Depois disso, o candidato deve se inscrever no site para participar do exame.
Nome Social
Neste ano, travestis, transexuais ou transgêneros não terão que enviar documentos comprobatórios para usarem o nome social na prova.
Segundo o Inep, este tratamento será dado automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal.
Desta forma, o participante deverá verificar as informações pessoais junto à Receita Federal e, se necessário, atualizá-las.
Mudanças no cartão-resposta
O Inep vai alterar o formato do cartão-resposta e da folha de redação para todos os candidatos que solicitarem a prova ampliada ou super ampliada.
Esta medida permitirá que os participantes reescrevam a redação na folha definitiva, proporcionando maior autonomia durante o processo.
Até a edição de 2023, era necessário solicitar a ampliação.
Segurança
No Enem 2024, a Carteira de Identidade Nacional (CNI) será aceita como documento de identificação. Está é uma das novidades deste ano.
Documentos digitais como o e-Título, a CNH digital e RG digital já são aceitos, mas devem ser apresentados nos aplicativos oficiais.
Para estrangeiros, o instituto vai aceitar a documentação nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
A quantidade de documentos disponíveis para comprovar a identidade dos participantes aumentou, por este motivo, o instituto não vai mais aceitar o boletim de ocorrência (B.O.), em caso de perda do documento. O objetivo é reforçar a segurança nas aplicações das provas.
Reaplicação
Para pessoas que faltam por problemas de logística, doenças infecciosas e outros casos específicos, as provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro.
O estudante deve estar enquadrado nos critérios estabelecidos do edital. A divulgação antecipada da medida é uma das novidades do Enem 2024.
O Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar os estudantes que terminam a educação básica.
Há mais de duas décadas, a prova é o principal meio para ingressar nas universidades, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade Para Todos.
Além disso, serve como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também servem para aplicação em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas com o Inep.
Com a nota do Enem, estudantes brasileiros conseguem estudar em universidades de Portugal.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!