MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estudante de Nova Friburgo relata que teria sido eliminada do Enem por engano

Rebecca Campos afirma que foi desclassificada no lugar de outra jovem, que foi retirada da sala do exame após o telefone ter tocado durante a prova

Por Matheus Oliveira
21/01/20 - 11:30
Estudante de Nova Friburgo relata que teria sido eliminada do Enem por engano Estudante friburguense busca recuperar nota da prova do Enem 2019 | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Uma situação embaraçosa fez Nova Friburgo aparecer nos trending topics do Twitter na última segunda-feira, dia 20 de janeiro. Isso porque uma candidata que fez a prova do exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cidade, Rebecca Campos, de 18 anos, acabou sendo eliminada, segundo ela, porque o telefone de outra candidata tocou na hora da prova.

Rebecca concluiu o terceiro ano do Ensino Médio, no Colégio Nossa das Dores e fez a prova do Enem na Universidade Federal Fluminense (UFF) da cidade serrana.

A prova do Enem, dividida em duas partes, ocorreu em outubro do ano passado. No segundo dia de provas, das matérias exatas, Rebecca, presenciou a eliminação da estudante de mesmo nome.

Quando a nota foi divulgada, veio a surpresa. Por meio das redes sociais, ela relatou o problema.

“O celular de uma menina da minha sala no Enem 2019, tocou no segundo dia de provas (10 de novembro) e então ocorreu um equívoco no resultado e a eliminação caiu sobre mim. Preciso que isso seja resolvido. O Sisu já abre amanhã e estou desesperada desde o dia 17”, afirma.

A estudante Rebecca Campos em um vídeo publicado nas redes sociais A estudante Rebecca Campos em um vídeo publicado nas redes sociais | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ela destaca ainda, em outro post nas redes sociais, que a candidata na qual o telefone tocou se chama Rebeca Moura e que assim que o fiscal percebeu, a mesma foi retirada da sala. Mas em razão dos nomes, a confusão ocorreu. Ela afirma que caso o problema não seja solucionado, ela buscará os meios judiciais.

Em contato com a reportagem do Portal Multiplix, Rebecca declara que a outra candidata assinou e atestou sua eliminação ao ser retirada de sala. Além disso, a candidata eliminada, segundo Rebecca, já relatou a confusão ao Inep.

“A outra Rebeca já declarou ter sido eliminada. Também recebemos um retorno do Inep nesta terça-feira, que declarou que vai rever a situação e mudar a nota. Estou no aguardo, pois a inscrição no Sisu (para buscar vagas na faculdade através da nota do Enem) vai apenas até domingo”, declara.

Ela afirma ainda que cancelou sua viagem de férias com a família para poder resolver a situação.

“Mobilizamos toda a família, mandamos mais de 100 e-mails, relatamos o problema em redes sociais e seguimos buscando uma solução”, completa.

Postagem feita pela candidata friburguense em sua página no Twitter Postagem feita pela candidata friburguense em sua página no Twitter | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Rapidamente, o caso ganhou grande repercussão e se tornou o quinto assunto mais comentado no Twitter na última segunda-feira, através da hashtag #inepdevolveanotadarebecca.

Vale lembrar que este erro não o único do Enem 2019. Após a publicação das notas, no dia 17 de janeiro, vários estudantes, cerca de 6.000 pessoas, de acordo com o Ministério da Educação, relataram erros nas correções das provas e realizaram reclamações ao Inep.

Tal situação ocorreu, segundo o Inep, devido a uma falha da gráfica Valid Soluções S.A. Nesta semana, o instituto começou a corrigir e aumentar as notas destes estudantes.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estará aberto de hoje, 21 até domingo, 26, ou seja, por mais dois dias, por causa das falhas ocorridas na correção de algumas provas do Enem.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.