MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estado suspende as aulas na rede estadual de ensino; confira os impactos na Região Serrana do RJ

Medida de segurança vale a partir de segunda-feira, 16; além da determinação do estado, UFF também suspendeu o ensino, inclusive na unidade de Nova Friburgo

Por Redação Multiplix
13/03/20 - 15:56 | Atualizada em 13/03/20 - 16:06
Estado suspende as aulas na rede estadual de ensino; confira os impactos na Região Serrana do RJ Cerca de 700 mil alunos vão ficar sem aula a partir de segunda-feira, 16, devido ao novo coronavírus. | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Em reunião na tarde desta sexta-feira, 13, o governador Wilson Witzel e os secretários de estado de Saúde, Edmar Santos, e de Educação, Pedro Fernandes, decidiram suspender as aulas na rede estadual de educação, por causa do coronavírus. A medida começa a valer nesta segunda, 16.

A paralisação do estado visa reduzir a circulação de pessoas para ajudar a conter a proliferação do covid-19 no estado. Até agora, são 16 casos confirmados e 228 em investigação, de acordo com boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na quinta-feira.

A rede estadual de ensino possui cerca de 700 mil alunos, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Através de um vídeo divulgado nesta sexta-feira, 13, após a reunião, o secretário Pedro Fernandes falou sobre a paralisação.

“Antecipamos o recesso do meio do ano e não teremos aula e voltaremos nos próximos dias, de acordo com as orientações da Secretaria Estadual de Saúde para passar as novas informações”, destacou.

Câmara de Teresópolis

Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a Câmara Municipal decidiu implementar medidas emergenciais para a contenção do avanço do covid-19. De acordo com nota divulgada nesta sexta-feira, 13, o Legislativo restringiu o acesso aos prédios principal e anexo da Câmara.

A medida vale a partir da próxima segunda-feira, 16, até o dia 29 de março, e os acessos às dependências da Câmara de Teresópolis vão estar limitados apenas aos vereadores, funcionários, representantes de órgãos, prestadores de serviços e imprensa.

“Visitantes só terão acesso mediante autorização da Casa. As atividades legislativas serão mantidas normalmente. Nas sessões ordinárias, realizadas terças e quintas-feiras, às 19h, fica autorizado o ingresso somente de assessores parlamentares e da imprensa”, diz trecho da nota.

Ainda de acordo com a Câmara, o público poderá acompanhar as sessões através das transmissões ao vivo da TV Câmara e demais veículos que cobrem as reuniões.

Cultura

Os organizadores da feira Rio Artes Manuais cancelaram o evento que aconteceria no Rio de Janeiro, por tempo indeterminado. Por conta disso, a Secretaria de Cultura de Teresópolis cancelou as inscrições de artesãos para participarem do evento.

“Aguardamos a divulgação de nova data, pelos organizadores, para anunciar novo período de inscrição dos artesãos interessados em participar do evento, considerada a principal feira de capacitação em artesanato do país”, finaliza a nota da Prefeitura de Teresópolis, emitida nesta sexta-feira.

UFF de Nova Friburgo

Quem também suspendeu as atividades foi a Universidade Federal Fluminense (UFF). De acordo com nota da instituição, o ano letivo, que começaria nesta segunda-feira, 16, foi suspenso e o adiamento vale por uma semana.

A nota esclarece que as unidades da UFF em nove municípios, inclusive em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, têm circulação de 50 mil alunos e a medida visa reduzir o nível de circulação e o contato entre as pessoas.

“Em relação aos servidores recomenda-se que, em casos suspeitos, prováveis e/ou confirmados de coronavírus, procure atendimento médico na rede de assistência básica pública ou privada de saúde e siga as orientações. Caso seja identificada a necessidade do servidor ser afastado de suas atividades laborais para a adoção de medidas previstas, deverá comunicar tanto sua chefia imediata quanto a Divisão de Perícia”, disse a nota.

Medula Óssea

Na quinta-feira, 12, a Prefeitura de Nova Friburgo também havia cancelado a Campanha para Cadastramento de Doadores de Medula Óssea que aconteceria nos próximos dias 21 e 22 de março, no Espaço de Convivência da Pessoa Idosa, no Centro.

Segundo a nota da prefeitura, a campanha foi suspensa após o Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação (HLA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) acatar as orientações de evitar as aglomerações, segundo orienta o Ministério da Saúde.

Festival da Cultura Japonesa

A organização do Festival da Cultura Japonesa de Nova Friburgo também cancelou o evento que aconteceria entre os dias 30 de abril e 3 de maio, devido à pandemia do covid-19. O cancelamento aconteceu após a divulgação da nota da Secretaria de Estado de Saúde.

O Nihon Fri Matsuri é um evento tradicional em Nova Friburgo que enalteceu a cultura japonesa, e é organizado pela Colônia Japonesa.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.