MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis faz convênio com agência estadual para oferecer crédito a microempreendedores

Economista avalia medida e alerta para cuidados que microempresários devem tomar ao buscar crédito

Por Redação Multiplix
10/04/19 - 10:14
Teresópolis faz convênio com agência estadual para oferecer crédito a microempreendedores Microempreendedores de Teresópolis podem aumentar a produtividade de seus negócios com convênio com a AgeRIO | Banco de Imagem

Com o intuito de ofertar crédito para microempreendedores locais e ajudar a promover o desenvolvimento econômico da cidade, a Prefeitura de Teresópolis e a Agência Estadual de Fomento (AgeRIO) firmaram um convênio para implantar o Programa de Microcrédito no município. O documento foi assinado pelo prefeito Vinicius Claussen e pela diretora operacional da agência, Dara de Souza e Silva.

O gerente de microcrédito produtivo orientado da AgeRIO, Pedro Paulo Ferreira, explica que oferecer crédito produtivo é uma das metas da agência, que atua em diversos setores com soluções financeiras para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio.

“O microcrédito produtivo orientado é uma política pública de fomento ao microempreendedor. Com ele, os microempreendedores da Feirinha de Teresópolis, do artesanato, do turismo, da gastronomia ou de restaurantes terão acesso a orientação financeira e recursos em condições favoráveis de financiamento”, disse Pedro Paulo Ferreira.

Entre os benefícios criados pelo convênio estão a geração de emprego e de renda, por meio do estímulo ao empreendedorismo e a inovação, como explica o Prefeito Vinicius Claussen. “Hoje, celebramos um convênio que vai permitir oferecer microcrédito aos expositores, aos artesãos da cidade, às pequenas empresas e aos MEIs. Além disso, vamos realizar um evento chamado ‘Rio em Ação’, onde teremos representantes do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), AgeRIO, Caixa Econômica e Banco do Brasil recebendo todos os empresários, de MEI até as grandes empresas da cidade, e levando o acesso ao crédito”, destaca o prefeito.

Por sua vez, o economista Renato Cortes alertou que vê a medida como positiva, mas que os empresários precisam avaliar quais as condições de taxa em que esses créditos serão oferecidos.

“Na minha visão, esta oferta de crédito é positiva para ajudar os empresários a aumentar a produção. Entretanto, necessário é que os departamentos financeiros avaliem as condições oferecidas e que a empresa avalie em que área este investimento será realizado. Tem que ter cuidado com os juros incluídos nesta situação. Em Teresópolis, o investimento maior deve ser no setor agrícola e no turismo”, declara Renato.

“Na minha opinião, é importante também cuidar de quem vai comprar o produto: os consumidores. Vejo o governo falar muito em aumentar a produção e criar um cenário para os empresários terem condições de produzir, mas quem vai comprar esse produto? O dinheiro não está circulando com essa grave crise que estamos enfrentando. E não vislumbro melhoras a curto prazo”, ressalta.

Programa de Microcrédito

Entre as diretrizes do Programa de Microcrédito no Município estão: disponibilizar recursos, próprios ou captados de terceiros, para a concessão de financiamentos; fornecer orientações, regulamentos, manuais de procedimentos, modelos de documentos e demais normas necessárias à realização das operações de crédito; aprovar, em última instância, as propostas de financiamento com base nas documentações apresentadas pelo agente de crédito; oferecer sistema informatizado para administração, concessão e monitoramento dos financiamentos; e efetuar o acompanhamento, controle e monitoramento do programa.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.