MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Receita alerta para novo golpe de empréstimos concedidos após pagamento de supostos tributos

Outras práticas também já vêm sendo cometidas em nome da instituição federal

Por Natalia Amorim
01/07/22 - 15:39
Receita alerta para novo golpe de empréstimos concedidos após pagamento de supostos tributos Golpistas induzem vítimas a pagar tarifa de IOF com a promessa de liberação de empréstimo | Foto: Divulgação/Receita Federal

Com a tecnologia, vieram as facilidades do mundo digital. E com elas, o surgimento de novos golpes, que crescem a cada dia. Por conta de mais essa fraude que já está na praça, a Receita Federal faz um alerta para mais uma peça que tem sido pregada pelos estelionatários.

Com a falsa promessa de conceder empréstimo, uma suposta empresa, através da atuação dos criminosos, induz a vítima a fazer o pagamento de taxas, como o Imposto sobre Operações (IOF).

Os estelionatários fornecem, inclusive, documentos, como notificações e documentos de arrecadação falsos. O cidadão acha que está quitando essas taxas inexistentes para a liberação de dinheiro, que, no fim das contas, não acontece.

“Os criminosos ainda disponibilizam a modalidade do PIX, como suposta forma de pagamento de taxas de IOF. A Receita Federal não fornece dados para pagamentos de tributos ou taxas via transferência bancária ou PIX, muito menos com a finalidade de concessão ou liberação de empréstimo. Portanto, se você desconfia de que foi vítima deste tipo de golpe, procure imediatamente uma autoridade policial e leve todas as provas possíveis para registrar um boletim de ocorrência”, frisa o auditor-fiscal da Receita Federal, Fábio Cardoso do Amaral.

Ele acrescenta ainda que o recolhimento do IOF, em especial, é feito apenas pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que é pago pela instituição que fornece o crédito e não pelo contribuinte.

“Os servidores da instituição não prestam serviços de empréstimo à população, nem entram em contato para cobrar esse tipo de pagamento”, esclarece.

Falsos comunicados também são enviados a empresas solicitando o pagamento das taxas de IOF Falsos comunicados também são enviados a empresas solicitando o pagamento das taxas de IOF | Foto: Divulgação/Receita Federal

Mais golpes

Outros tipos de golpe também têm sido aplicados em nome da Receita Federal. Criminosos têm enviado emails utilizando o nome e outros elementos de marcas semelhantes aos da instituição, como falsas cópias de declarações de Imposto de Renda enviadas, mas que na verdade são arquivos danosos, que roubam dados do computador no qual for feito o acesso.

A Receita, no entanto, alerta que não encaminha comunicações eletrônicas de alerta contendo links, arquivos ou imagens. Por isso, o cidadão que receber qualquer comunicação através desta modalidade, não deve clicar em links ou baixar arquivos.

O recomendado é acessar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), disponível no site da Receita Federal para verificar a existência de possíveis pendências ou mensagens.

Uma falsa guia para pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) também tem sido enviada pelos Correios e sugere o pagamento via PIX como única opção.

No envelope vem a logomarca oficial do Simples e são escritos termos técnicos, além de ameaça de multa de até 225% sobre o valor cobrado, no intuito de assustar as pessoas.

Quando a pessoa tenta fazer o pagamento, quem recebe é uma empresa chamada “Simples Pagamento Online Ltda”.

Contudo, a conta não tem relação com o Simples Nacional, regime tributário de arrecadação, cobrança e fiscalização para micro e pequenas empresas.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.