MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prefeitura de Nova Friburgo prorroga data de vencimento da primeira cota e cota única do IPTU 2019

Executivo apontou dificuldades dos contribuintes em emitir o boleto e pagar o imposto

Por Matheus Oliveira
23/01/19 - 14:41
Prefeitura de Nova Friburgo prorroga data de vencimento da primeira cota e cota única do IPTU 2019 Contribuintes poderão pagar a primeira parcela ou a cota única do IPTU até 31 de janeiro | Foto: João Luccas Oliveira

A Prefeitura de Nova Friburgo, através de um decreto assinado pelo prefeito Renato Bravo, prorrogou até o dia 31 de janeiro o prazo para o vencimento da Primeira Cota e da Cota Única com 8% de desconto. O prazo inicial de vencimento era 21 de janeiro.

Segundo o Executivo, tal ato foi tomado, em razão da dificuldade que alguns contribuintes tiveram neste ano ao tentar pagar o imposto de propriedade imobiliária urbana, o IPTU.

Os contribuintes que porventura realizaram o pagamento da Cota Única na última terça, 22, antes da assinatura do decreto e com apenas 4% de desconto, terão o valor dos outros 4% de desconto revertido em crédito para o IPTU 2020.

Para tal efeito, o pagamento da Cota Única com 8% de desconto deve ser realizado somente nas agências Bradesco, que, mesmo com a notificação "não receber após o vencimento" impressa nos boletos, irá aceitar o recebimento. Juros e multas provenientes deste atraso também serão revertidos em créditos para o IPTU 2020.

Vale lembrar que na última semana, contribuintes relataram dificuldades para realizar a operação devido a uma falha no sistema, resolvida posteriormente. O IPTU 2019 terá duas opções de pagamento integral em cota única, com variação no percentual de desconto oferecido ao cidadão. A primeira opção dá direito ao desconto de 8%. Para quem optar em pagar a cota única no dia 20 de fevereiro receberá 4% de desconto. Ainda há a possibilidade de pagamento parcelado em até 12 vezes, com vencimento da primeira parcela em 21 de janeiro, neste caso, sem a incidência de desconto.

Neste ano, o IPTU passou pela correção monetária correspondente à inflação de 4% baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. Entretanto, em alguns casos, o imposto pode sofrer também um reajuste de até 8%, referente ao novo Código Tributário do Município, que entrou em vigor em 2019. Os boletos poderão ser impressos no link: http://egov.pmnf.rj.gov.br/?serv=23

O foro poderá ser pago com desconto de 8% até o dia 31 de março e a quitação deve ser feita à vista. Exceção para os casos já inscritos na Dívida Ativa, que podem ser parcelados pelo Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis).

Além da internet, os contribuintes poderão emitir o IPTU e Foro 2019 pessoalmente na Secretaria de Finanças, que funciona na sede da prefeitura (Av. Alberto Braune, 225 – Centro), das 10h às 17h; Subprefeitura de Conselheiro Paulino, que fica na Rua Pacheco do Almo, s/nº – Prado, ou, ainda, na Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha, localizada na Rua Vicente Sobrinho, 80 – Olaria, ambas com atendimento das 08h às 16h.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.