MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pelo 4º dia seguido, Nova Friburgo tem fila e aglomeração para saque do auxílio emergencial; assista

Prefeitura informa que ofereceu três pontos à Caixa Econômica Federal para diminuir movimentação nas agências; unidade do Centro vai abrir sábado

Por Matheus Oliveira e Bianca Chaboudet
30/04/20 - 16:48

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus fez muita gente ver a fonte de renda sumir de uma hora para outra. E em meio a esse impacto econômico, o governo federal anunciou um auxílio emergencial, de R$ 600, a ser pago por meio da Caixa Econômica Federal. Mas a busca pelo pagamento em dinheiro desse benefício tem provocado longas filas em agências do banco em todo o Brasil.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, não é diferente. Desde segunda-feira, 27, quando o auxílio emergencial começou a ser pago em espécie, nas agências, é possível observar muitas aglomerações, seja nas unidades da Caixa de Olaria e Conselheiro Paulino, e especialmente na agência no Centro da cidade.

As filas, que se formam assim que amanhece o dia e permanecem até o fim da tarde, além de levarem muita gente para rua num momento em que o isolamento social é mais do que necessário, provocam desrespeito à recomendação de distanciamento entre as pessoas, segundo autoridades de saúde.

Tal fato vem gerando preocupação em muitas pessoas, que veem nesse movimento uma possibilidade de aumento do contágio de covid-19 no município.

Parceria com a Caixa

Diante de tal situação, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, por meio de nota ao Portal Multiplix, que está propondo alternativas, e diz que já se colocou à inteira disposição da Caixa Econômica para solucionar o problema.

Além disso, o Executivo municipal afirma que fez contato com a Superintendência da Caixa Econômica Federal, disponibilizando três pontos, a serem escolhidos pela instituição, para que seja feito o pagamento do benefício, diminuindo a demanda pelo auxílio emergencial nas agências. A decisão, segundo a prefeitura, depende do banco.

A reportagem questionou o banco sobre a proposta, mas não teve resposta até o momento.

Operação do banco

Com relação às filas, a assessoria da Caixa Econômica informou ao Portal Multiplix que o pagamento do auxílio emergencial ocorre de forma escalonada nas agências, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui para os beneficiários da Poupança Social Digital.

Segundo o banco, o escalonamento foi pensado justamente para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações.

Mas, de acordo com a Caixa, agências em diversas partes do país registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público-alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas etc.) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento.

A Caixa informa ainda que apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco na segunda-feira, dia 27, tinha direito ao saque na referida data.

O banco diz que para otimizar a atendimento e a organização das filas, alocou 2.800 novos vigilantes (nas agências de todo o Brasil) e aumentou o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao público e manter os protocolos já implementados para garantir a saúde de todos.

Ainda segundo a Caixa, 800 agências serão abertas no próximo sábado, 2, em todas as regiões do país, incluindo a agência do Centro de Nova Friburgo, no horário de 8h às 12 horas.

Calendário

O calendário para realizar o saque do auxílio emergencial é o seguinte:

  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 4 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular. Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais para esta consulta são o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.