MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo federal autoriza aumento de 5,6% no preço dos remédios

Medida já está valendo, mas farmácias oferecem descontos em alguns medicamentos

Por Redação Multiplix
03/04/23 - 16:57
Governo federal autoriza aumento de 5,6% no preço dos remédios Remédios ficam mais caros, mas consumidor deve procurar descontos nas farmácias | Fotos: Reprodução/Marcelo Casal Jr (Agência Brasil)

O governo federal autorizou na sexta-feira, 31, o reajuste de 5,6% nos preços de medicamentos.

A medida já entrou em vigor e o valor pode ser aplicado pelas fabricantes.

O cálculo é feito a partir de um modelo de teto de preços, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e outros fatores, como produtividade.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o gerente da Drogaria Globo, Carlos Adriano Videira, disse que leva algum tempo até que os aumentos cheguem ao consumidor:

A empresa que geralmente atualiza a tabela de preços demora cerca de uma semana.

Carlos afirma que o reajuste não atrapalha as vendas, porque os produtos são essenciais e as pessoas não deixam de comprar.

Mas, ele ressalta que, mesmo com o reajuste dos preços, as farmácias dão descontos em alguns medicamentos.

O gerente da farmácia H7, Antônio Azevedo, explica que os descontos são oferecidos de forma diferenciada nos estabelecimentos.

E que, mesmo com o aumento ocorrendo uma vez por ano, alguns clientes correm para a farmácia, na véspera do reajuste, para garantir os valores antigos:

Tem gente que corre para comprar antes do aumento.

De acordo com a resolução, publicada no Diário Oficial da União, as empresas não podem vender os remédios a preços superiores aos determinados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

Também precisam dar ampla publicidade aos preços em veículos de grande circulação e devem manter a lista atualizada de preços dos medicamentos à disposição dos consumidores.

O novo aumento deve impactar nos preços de aproximadamente 10 mil medicamentos.

O reajuste ocorre anualmente, a partir de 31 de março, feito pela Cmed.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que o consumidor pesquise em sites ou lojas físicas para encontrar produtos com descontos e promoções.

Além disso, o órgão ressalta que quem estiver comercializando com preços abusivos deve ser denunciado.

Mais aumento

Os serviços dos Correios também tiveram aumento acima de 5%.

O reajuste válido a partir desta segunda-feira, 3, vale para tarifas dos serviços postais e telegráficos nacionais e internacionais, como cartas e telegramas.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.