MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Falta de qualificação e experiência são os principais entraves na hora de conseguir emprego

Quem não tem capacitação sente as dificuldades de conseguir uma oportunidade; veja dicas e vagas em Nova Friburgo

Por Kessia Coutinho
21/02/22 - 10:56
Falta de qualificação e experiência são os principais entraves na hora de conseguir emprego Nesta semana, estão disponíveis 293 vagas de emprego em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Casa do Trabalhador de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, disponibiliza semanalmente uma grande quantidade de vagas de emprego. Mesmo com as diferentes opções em vários cargos, a qualificação e a experiência na função são fundamentais para conquistar uma dessas oportunidades.

Como explica o Coordenador da Casa do Trabalhador, Rosemberg Herdy, diversas vagas se repetem por semanas e até mesmo por meses, justamente pela falta de profissionais que se encaixem nessas funções na cidade.

“No caso das vagas de garçom, auxiliar de serviços gerais e costureira, por exemplo, a demanda é grande e, com frequência, as empresas informam sobre a necessidade de contratação de novos profissionais. A maioria das vagas disponíveis exige experiência anterior na função”, explica.

E quem está na busca de uma oportunidade e não tem qualificação passa essa dificuldade para corresponder a todas as exigências. É o caso do estudante Everton Rosa, ele está procurando emprego há cerca de dois anos e diz que esse tem sido o problema mais comum na hora da contratação.

“A falta de experiência me atrapalha a conseguir um emprego. Já coloquei currículo em várias lojas e vejo muitos anúncios nas redes sociais e me candidato. E até agora nada de ser chamado para uma entrevista. Na minha opinião, a empresa poderia dar suporte e ensinar aquele funcionário que não sabe exercer tal atividade e precisa muito de um emprego, como é o meu caso”, conta.

Oportunidades de qualificação

Já que qualificação e experiência são essenciais nessa hora, é importante se especializar. Fazer cursos profissionalizantes pode ser uma boa opção e, de acordo com Rosemberg, existem várias oportunidades em Nova Friburgo.

“A secretaria de Ciência e Tecnologia oferece uma série de cursos profissionalizantes através do Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para Indústria do Vestuário (Cevest), esses cursos são voltados para o setor de moda íntima, um dos maiores geradores de empregos da cidade. Além disso, parcerias pontuais são feitas por meio da secretaria de Assistência Social, de modo a oferecer oportunidades de cursos em outras áreas para a população friburguense.”

Dicas para conseguir um emprego

O Coordenador da Casa do Trabalhador de Nova Friburgo dá algumas dicas para quem está em busca de emprego:

  • Mantenha seu currículo atualizado, contando suas experiências profissionais e competências bem desenvolvidas

  • Fique de olho nas vagas porque as oportunidades podem surgir de repente

  • Busque por vagas que realmente se encaixem no seu perfil profissional. Desta forma, é possível se preparar melhor para as oportunidades que realmente estão disponíveis

  • Se prepare para a entrevista. Nesse momento, o ideal é ter muita consciência de quem você é, o que busca e que tipo de atividades prefere realizar no trabalho

Casa do Trabalhador

Nesta semana, a Casa do Trabalhador tem 293 vagas disponíveis. São cargos para auxiliar administrativo, costureira, eletricista e outras funções.

Rosemberg explica que o espaço é apenas uma “ponte” entre as empresas e os profissionais, e que a seleção dos candidatos é feita pelas próprias empresas, sem nenhuma interferência. Algumas delas exigem o envio do currículo por email, outras por WhatsApp, e até mesmo pessoalmente.

As vagas disponíveis podem ser acessadas por meio do site no portal da prefeitura.

Para receber informações sobre as vagas, basta comparecer à sede da Casa do Trabalhador, que fica na avenida Alberto Braune, nº 223, na antiga rodoviária, no Centro, ao lado da prefeitura.

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e o telefone de contato é o (22) 2525-9205.

Veja outras notícias das Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.