MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conta de luz ficará 9,26% mais cara a partir deste sábado em Nova Friburgo

Reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Por Redação Multiplix
21/06/19 - 11:46
Conta de luz ficará 9,26% mais cara a partir deste sábado em Nova Friburgo Aumento para consumidores de baixa tensão (residências e comércios) será de 9,21% | Foto: Arquivo/Amanda Tinoco

A tarifa de energia elétrica ficará mais cara em Nova Friburgo a partir deste sábado, 22 de junho. O reajuste médio, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será de 9,26%. O aumento foi anunciado na última terça-feira.

Ao todo, o município tem 108 mil consumidores. Para os de baixa tensão (residências e comércios), a alta na tarifa será de 9,21%, enquanto para os de alta tensão (indústrias), o aumento será de 9,46%.

A concessionária responsável pelo serviço de energia elétrica na cidade, Energisa, divulgou comunicado em que afirma que o reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa.

Ainda de acordo com a concessionária, “estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica”.

Segundo a Energisa, a maior parte do valor total que é cobrado do consumidor é relativo aos custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos (81,74%). A parte que diz respeito à empresa responde por 18,26% da tarifa.

Dicas de economia

Para economizar, a concessionária Energisa orienta seus clientes a adotarem hábitos de consumo eficiente, como:

  • Tome banhos mais curtos, de até cinco minutos;

  • Abra as janelas e aproveite a luz natural do ambiente. Prefira cortinas nas janelas que recebem sol direto;

  • Prefira cores claras nas paredes, que ajudam a refletir melhor a luz;

  • Se precisar usar a geladeira, pense antes do que precisa, para deixá-la aberta somente o tempo necessário. Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções e nunca coloque alimentos ainda quentes dentro dela. As borrachas da geladeira também merecem atenção especial: certifique-se de que ainda estão vedando o equipamento;

  • Não deixe o aquecedor ligado o tempo todo. O ideal é ligar o aparelho, mas não em temperatura máxima, e, quando o ambiente estiver aquecido, desligá-lo. Evite correntes de ar, já que, enquanto o aparelho esquenta o local, o ar esfria e leva embora o calor;

  • Junte o máximo de roupas que puder e use a máquina de lavar e o ferro de passar de uma só vez;

  • Substitua lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED. O custo inicial será compensado com a economia de energia;

  • Não seque roupas atrás da geladeira;

  • Coloque a geladeira longe dos raios solares, do fogão ou da estufa;

  • Prefira os equipamentos com o Selo Procel, que indica quais são os modelos que consomem menos energia;

  • Não deixe a TV ligada sem necessidade e evite usar o modo “stand by”, pois ele faz com que alguns equipamentos consumam energia mesmo quando desligados.

A empresa também disponibiliza um simulador de consumo no qual o cliente pode calcular um valor aproximado do seu consumo de energia elétrica (kWh), inserindo os eletrodomésticos que possui em cada cômodo da casa.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.