MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ceia de Natal mais cara: panetones, azeitonas e lentilhas têm diferenças de preços de até 76%

O aumento em relação ao ano passado é de 11,08%, de acordo com pesquisa do Procon

Por Rômullo Espíndola
23/12/22 - 11:56
Ceia de Natal mais cara: panetones, azeitonas e lentilhas têm diferenças de preços de até 76% Pesquisa nacional comparou os preços de 67 itens de diferentes marcas | Foto: Banco de Imagens

Faltando poucos dias para a chegada do Natal, muitas pessoas estão indo às ruas para comprar os itens da ceia, mas quem chega ao mercado se assusta com a alta dos preços.

De acordo com uma pesquisa nacional feita pelo Procon, houve um aumento de 11,08% em relação ao ano passado.

O levantamento comparou os preços de 67 itens, de diferentes marcas. Panetones, abacaxi em calda, lentilhas, palmitos, e até uma simples caixa de bombom, tiveram grande diferença de preços. Um dos maiores percentuais ficou com o chocotone, um dos itens mais consumidos nesta época do ano: a diferença foi de 54%.

Os champignons registraram diferença dos preços de 51%, as azeitonas e as farofas prontas, de 60% e as latas de lentilhas cozidas, registraram uma diferença de preço de 76%.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, esse aumento também é sentido pelos consumidores. Apesar da porcentagem elevada no comparativo entre os dois anos, essa alta tem justificativa simples, como afirma o assessor de investimentos que atua no município, Gabriel Alves:

Em épocas de sazonalidade de consumo, os preços tendem ao aumento natural, para equilibrar a oferta disponível de determinados produtos. O aumento acima da média é justificado pelo contexto global, desde o início da pandemia.

Para ele, a dica é buscar montar uma ceia de maneira compartilhada entre os amigos e familiares. “Cada pessoa pode se responsabilizar por uma parte do buffet. E é necessário pesquisar preços antes de fechar suas compras de Natal”, finaliza o especialista.

Um bom planejamento pode ajudar

Segundo o coordenador do Procon de Nova Friburgo, Alexsandro Gabetta, planejar as compras com antecedência ajuda a evitar gastos por impulso. Além de estar atento aos preços, ele pontua, o consumidor deve se preocupar com dívidas futuras.

Sempre exigir a nota fiscal. É necessário verificar qual é a política de troca da loja, se tem ou não algum prazo. E cuidado com os parcelamentos, porque em janeiro é normal contas a pagar.

Outra recomendação é ter atenção redobrada com as promoções. O especialista ainda alerta para as compras na internet e recomenda buscar apenas os sites mais conhecidos, para evitar dor de cabeça.

Ele avisa que, em caso de dúvidas, o consumidor deve procurar o Procon imediatamente.

Os consumidores podem falar com o Procon-RJ por meio do aplicativo do órgão, site ou pelo telefone (21) 97273-1337.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.