Estado suspende as aulas na rede estadual de ensino; confira os impactos na Região Serrana do RJ
Medida de segurança vale a partir de segunda-feira, 16; além da determinação do estado, UFF também suspendeu o ensino, inclusive na unidade de Nova Friburgo

Em reunião na tarde desta sexta-feira, 13, o governador Wilson Witzel e os secretários de estado de Saúde, Edmar Santos, e de Educação, Pedro Fernandes, decidiram suspender as aulas na rede estadual de educação, por causa do coronavírus. A medida começa a valer nesta segunda, 16.
A paralisação do estado visa reduzir a circulação de pessoas para ajudar a conter a proliferação do covid-19 no estado. Até agora, são 16 casos confirmados e 228 em investigação, de acordo com boletim oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na quinta-feira.
A rede estadual de ensino possui cerca de 700 mil alunos, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Através de um vídeo divulgado nesta sexta-feira, 13, após a reunião, o secretário Pedro Fernandes falou sobre a paralisação.
“Antecipamos o recesso do meio do ano e não teremos aula e voltaremos nos próximos dias, de acordo com as orientações da Secretaria Estadual de Saúde para passar as novas informações”, destacou.
Câmara de Teresópolis
Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a Câmara Municipal decidiu implementar medidas emergenciais para a contenção do avanço do covid-19. De acordo com nota divulgada nesta sexta-feira, 13, o Legislativo restringiu o acesso aos prédios principal e anexo da Câmara.
A medida vale a partir da próxima segunda-feira, 16, até o dia 29 de março, e os acessos às dependências da Câmara de Teresópolis vão estar limitados apenas aos vereadores, funcionários, representantes de órgãos, prestadores de serviços e imprensa.
“Visitantes só terão acesso mediante autorização da Casa. As atividades legislativas serão mantidas normalmente. Nas sessões ordinárias, realizadas terças e quintas-feiras, às 19h, fica autorizado o ingresso somente de assessores parlamentares e da imprensa”, diz trecho da nota.
Ainda de acordo com a Câmara, o público poderá acompanhar as sessões através das transmissões ao vivo da TV Câmara e demais veículos que cobrem as reuniões.
Cultura
Os organizadores da feira Rio Artes Manuais cancelaram o evento que aconteceria no Rio de Janeiro, por tempo indeterminado. Por conta disso, a Secretaria de Cultura de Teresópolis cancelou as inscrições de artesãos para participarem do evento.
“Aguardamos a divulgação de nova data, pelos organizadores, para anunciar novo período de inscrição dos artesãos interessados em participar do evento, considerada a principal feira de capacitação em artesanato do país”, finaliza a nota da Prefeitura de Teresópolis, emitida nesta sexta-feira.
UFF de Nova Friburgo
Quem também suspendeu as atividades foi a Universidade Federal Fluminense (UFF). De acordo com nota da instituição, o ano letivo, que começaria nesta segunda-feira, 16, foi suspenso e o adiamento vale por uma semana.
A nota esclarece que as unidades da UFF em nove municípios, inclusive em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, têm circulação de 50 mil alunos e a medida visa reduzir o nível de circulação e o contato entre as pessoas.
“Em relação aos servidores recomenda-se que, em casos suspeitos, prováveis e/ou confirmados de coronavírus, procure atendimento médico na rede de assistência básica pública ou privada de saúde e siga as orientações. Caso seja identificada a necessidade do servidor ser afastado de suas atividades laborais para a adoção de medidas previstas, deverá comunicar tanto sua chefia imediata quanto a Divisão de Perícia”, disse a nota.
Medula Óssea
Na quinta-feira, 12, a Prefeitura de Nova Friburgo também havia cancelado a Campanha para Cadastramento de Doadores de Medula Óssea que aconteceria nos próximos dias 21 e 22 de março, no Espaço de Convivência da Pessoa Idosa, no Centro.
Segundo a nota da prefeitura, a campanha foi suspensa após o Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação (HLA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) acatar as orientações de evitar as aglomerações, segundo orienta o Ministério da Saúde.
Festival da Cultura Japonesa
A organização do Festival da Cultura Japonesa de Nova Friburgo também cancelou o evento que aconteceria entre os dias 30 de abril e 3 de maio, devido à pandemia do covid-19. O cancelamento aconteceu após a divulgação da nota da Secretaria de Estado de Saúde.
O Nihon Fri Matsuri é um evento tradicional em Nova Friburgo que enalteceu a cultura japonesa, e é organizado pela Colônia Japonesa.