MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Desmatamento da Floresta Amazônica está atrelado a paraísos fiscais

Estudo da revista "Nature Ecology and Evolution" revela que empresas que atuam na região recebem recursos oriundos dos refúgios econômicos

Por Matheus Oliveira
15/08/18 - 11:36
Desmatamento da Floresta Amazônica está atrelado a paraísos fiscais Floresta Amazônica possui atividades que degradam o espaço e estão ligadas a paraísos fiscais. | Foto: Divulgação/Brasil Escola

Os paraísos fiscais -conhecidos por esconderem dinheiro oriundos de propina, facilitando a entrada de grandes quantias de capital estrangeiro por juros baixos- podem estar atrelados agora ao desmatamento da Floresta Amazônica no Brasil, de acordo com um estudo divulgado na última segunda-feira, dia 13 de agosto, pela revista "Nature Ecology and Evolution".

Segundo a pesquisa, um total de 68% do capital internacional recebido por empresas do setor de soja e carne com atuação na Amazônia entre 2010 e 2011 são oriundos de paraísos fiscais como lhas Cayman, Bahamas e Antilhas. Para se ter uma ideia, dos 26,9 bilhões de dólares (104 bilhões de reais) que a iniciativa privada recebeu no período, 18,4 bilhões de dólares (71 bilhões de reais) eram originários de paraísos fiscais.

A amostra analisou os dados das quatro principais empresas de carne (Bertin, JBS, Marfrig e Minerva) e cinco do setor de soja (Bunge, Cargill, Archer Daniels e Midland, Amaggi, Louis Dreyfus).

"Os setores de soja e carne bovina estão associados ao desmatamento na Amazônia, como estudos já mostraram. E um acesso maior ao capital permite o aumento do desmatamento. No entanto, com os dados disponíveis atualmente, ainda não é possível fazer uma conexão direta entre aumento do desmatamento e os paraísos fiscais", disse à DW Brasil Victor Galaz, pesquisador do Stockholm Resilience Centre, que liderou o estudo.

"O uso desses ambientes não é apenas um desafio sociopolítico e econômico, mas também, muito provavelmente, ambiental. O sigilo dificulta a capacidade dos pesquisadores de analisar como os fluxos financeiros afetam as atividades econômicas", diz o estudo, assinado por pesquisadores da Universidade de Estocolmo, Academia de Ciências da Suécia e Universidade de Amsterdã.

Os dados foram obtidos por meio do Banco Central do Brasil e concluiu que os valores chegam às empresas em operações como empréstimos, operação de leasing ou aluguel, pagamento antecipado das exportações e financiamento de importações.

O estudo também analisou informações da pesca ilegal na Amazônia e apontou que 70% das embarcações que realizam tal expediente (não declaradas e não regulamentadas), são registradas em paraísos fiscais.

Os especialistas apontaram ainda que os impostos baixos são um subsídio para as empresas que degradam de alguma forma o meio ambiente, gerando consequências como aquecimento global e destruição da biodiversidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.