MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Bairros de Nova Friburgo recebem novos semáforos com temporizador

Câmeras de segurança farão o monitoramento das infrações no trânsito

Por Alice Wandrofski
15/03/24 - 10:55 | Atualizada em 21/03/24 - 08:47
Bairros de Nova Friburgo recebem novos semáforos com temporizador Novos semáforos em Friburgo poderão gerar multa | Foto: Bruno Ribeiro

Novos semáforos estão sendo instalados em dois bairros de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, nas últimas semanas. Os equipamentos possuem temporizador, como os outros que já funcionam na cidade.

Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, as instalações acontecem, a princípio, nos bairros de Olaria e Centro, com o objetivo de fiscalizar o avanço do sinal vermelho, podendo gerar multa de R$ 293,47, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As áreas foram escolhidas por receberem um grande fluxo de veículos durante todo o dia e por registrarem acidentes frequentemente.

Os novos equipamentos já podem ser notados na avenida Conselheiro Julius Arp, após a entrada do Nova Friburgo Country Clube, com dois semáforos, um no sentido Olaria e outro em direção ao Centro.

Câmeras ainda serão instaladas em novos semáforos da avenida Conselheiro Julius Arp Câmeras ainda serão instaladas em novos semáforos da avenida Conselheiro Julius Arp | Foto: Bruno Ribeiro

A comerciária Rosileia da Silva falou à reportagem sobre a implantação dos novos semáforos na área:

Nós já havíamos solicitado à prefeitura, antes disso, que fosse colocado um ‘quebra-molas’ e não fomos atendidos. Mas, nesse sentido, o sinal vem substituir a importância do ‘quebra-molas’, porque infelizmente o povo ainda precisa ser educado.

Já em Olaria, os novos semáforos estão localizados na entrada e no meio da Via Expressa, em direção ao bairro Cônego.

Em uma ronda feita no local, a equipe do Portal Multiplix conversou com o garçom Matheus Araujo, que está acostumado a fazer esse trajeto entre Olaria e o Cônego.

Ele trabalha em um restaurante da região, à noite, e alertou sobre a importância da sinalização em outros pontos da via:

A parte da sinalização aqui perto do Friburguense [estádio] vai melhorar. Mas, o que está faltando seria uma sinalização extra, perto da Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape), no meio da Via Expressa. O que mais vejo, na parte da madrugada em si, principalmente no final de semana, é muito excesso de velocidade.

Semáforos em frente a Afape serão alterados, segundo a prefeituraSemáforos em frente a Afape serão alterados, segundo a prefeitura | Foto: Alice Wandrofski

Nós questionamos à prefeitura sobre a possibilidade da instalação de semáforos no local apontado por Matheus e recebemos a seguinte resposta:

Em frente a Afape, na Via Expressa, também receberá os novos equipamentos.

O governo municipal informou que serão instalados “cerca de dez equipamentos” na cidade. Além disso, confirmou que “todos os sinais com temporizador serão equipados com câmeras”.

O prazo para o início das punições para quem avançar os novos semáforos já foi estabelecido pela prefeitura:

Em aproximadamente 30 dias, os semáforos já estarão devidamente programados e com as câmeras instaladas, de modo a iniciar a fiscalização.

Mudança na entrada da Via Expressa

Nova mudança no trânsito em OlariaNova mudança no trânsito em Olaria | Foto: Reprodução/Prefeitura (Google)

Em razão da implantação do novo sistema de semáforos, a partir desta quinta-feira, 21, não haverá mais o retorno na mão inglesa, à esquerda, para os motoristas que saem de Olaria e acessavam a Via Expressa ou à ponte estreita, em frente ao Friburguense.

De acordo com a prefeitura, os motoristas deverão seguir até a mão inglesa da rua José Walter Vogt (em frente à rua Bahia), ou até o contorno seguinte que dá acesso à alameda Barão de Nova Friburgo (ao lado do posto de gasolina).

No contorno, que agora deixa de ser acessado, os veículos que entravam na alameda Barão de Nova Friburgo, para entrar na Via Expressa, acabavam ocasionando retenção. Com essa nova medida, a Smomu espera oferecer maior fluidez do trânsito no final da alameda, no acesso à Via Expressa.

Altos índices de acidentes

Os altos índices de acidentes no trânsito de Nova Friburgo têm sido critério para a escolha de locais que receberão esse modelo de sinal, de acordo com o governo municipal:

Quanto à instalação em outros pontos da cidade, isso ainda está em estudo pela Smomu, mas há a intenção de colocá-los nos pontos onde há grande circulação de veículos e/ou altos índices de acidentes, porém, os locais ainda não estão definidos.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.