MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Das 12 fontes de água potável de Teresópolis, cinco estão impróprias para o consumo

Secretaria Municipal de Saúde da cidade divulgou um balanço da qualidade das fontes de água de Teresópolis

Por Sara Schuabb
11/12/18 - 10:36
Das 12 fontes de água potável de Teresópolis, cinco estão impróprias para o consumo Na análise, a água da Fonte Judith, no bairro Alto, foi uma das consideradas próprias para consumo da população | Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Teresópolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis divulgou na última sexta-feira, 7 de dezembro, o resultado de exames microbiológicos da qualidade da água da cidade. Das 12 fontes analisadas, estão impróprias para consumo: Amélia, localizada no Alto; Brahma, na Várzea; São Sebastião, em Pimenteiras; João Raposo, na Tijuca; e a Taumaturgo, no Taumaturgo.

Estão apropriadas para o consumo as águas das fontes da Saúde, na Tijuca; Perpétuo (Rua Zenóbio da Costa, nº 148); Sete Tanques, no Rosário; Judith, no Alto; Granja Guarani; Santa Ângela e Alexandre Fleming, no Alto do Paraíso. As amostras foram coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde.

Providências

Diante dos resultados, a secretaria colocou placas indicativas nas fontes informando a população sobre a potabilidade da água e está fazendo uma campanha por meio das rádios, tevês e jornais locais orientando os consumidores que filtrem e clorem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo. Também está providenciando reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). indicativas.

Cuidados a serem tomados

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o controle e a vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.