MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Você sabe quando e como surgiu o Carnaval no mundo e no Brasil?

Acredita-se que a origem do festejo popular seja anterior ao período Cristão

Por Sara Schuabb
27/02/19 - 11:40
Você sabe quando e como surgiu o Carnaval no mundo e no Brasil? Aquarela de Augustus Earle, de 1822, representando uma festa de entrudo, de influência portuguesa, e uma das origens do carnaval no Brasil | Foto: Reprodução/Internet

A história do Carnaval se depara com várias versões para sua origem. Há fontes que dizem que surgiu na Grécia, por volta do ano 520 a.C., onde as pessoas se reuniam para festejar em nome do deus Dionísio, também conhecido como Baco - deus da libido e da fertilidade, com a intenção de celebrar a chegada da primavera e da fertilidade. Há outras, que dizem que a festa teria surgido como uma manifestação popular também anterior à era Cristã, na Itália, com o nome de Saturnálias, em homenagem à Saturno, e a comemoração acontecia em honrarias às divindades gregas Baco e Momo, esse último o deus do sarcasmo e do delírio, reunindo em praça pública escravos, filósofos e tribunos, nos famosos “bacanais”.

Durante os primeiros séculos da era cristã, a comemoração tornou-se popular em Roma. O nome Carnaval, do latim “Carne Vale”, que significa adeus à carne, surge fazendo referência à despedida dos prazeres mundanos, ligado ao fato da festa pagã acontecer durante os três dias que antecedem a quaresma – que é uma liturgia de conversão e preparação para a Páscoa. Desse modo, o Carnaval tinha como objetivo principal ser uma festa para extravasar e fazer tudo o que durante a quaresma era proibido.

Depois do concílio de Trento, que foi um conselho ecumênico reconhecido pela Igreja Católica Romana, o calendário mudou-se de Juliano, criado pelo romano Júlio César no ano 46 a.C., para Gregoriano, promulgado pelo Papa Gregório XIII em 1582, e o Carnaval passou a ser uma data oficial para os cristãos, como a última festa comemorada antes da Quaresma, de formas diferentes em vários países.

O jornalista e pesquisador Fábio Fabato diz que realmente é difícil precisar a origem do Carnaval, pois sua origem tem vários focos. “É muito difícil precisar o nascimento do Carnaval. Ele tem muitas formas de começo. Tem obviamente uma origem Cristã, com os 40 dias antes da Páscoa e a festa da carne. Mas tem muitos focos, como as saturnálias que realmente eram orgias, que ocorriam antes do período Cristão, em que as pessoas passavam dias em festejos e a Roma antiga fervia.”, diz.

Carnaval no Brasil

Já o carnaval comemorado no Brasil começou no período colonial, provavelmente no séc. XVI, e constitui-se por influência portuguesa, com a festa de rua chamada entrudo, que consistia em jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. Recebeu também do folclore indígena, em suas representações alegóricas, com muitas plumas e corpos livres, e da cultura africana, trazida pelos negros escravizados, com forte presença do Candomblé, representada pela ala das baianas e no ritmo afro dos batuques das escolas de samba.

“Aqui no Brasil podemos dizer que o Carnaval começa literalmente com o começo do Brasil, no período colonial, com os festejos de ruas, os cortejos, as guerras de água, muitas vezes de excrementos, uma brincadeira que tinha uma conotação de elite e depois mais popular.”, explica Fábio Fabato.

Veja também:

Quanto ao samba, o surgimento remonta ao começo do século XX, com origem também multidiversa.

“A gente não pode dizer que o samba é africano: é brasileiro com valores ancestrais africanos. É neto da África. E os desfiles das escolas de samba surgiram em 1932, comentado por um jornal chamado Mundo Esportivo, do jornalista Mário Filho, que hoje dá nome ao Maracanã, primeiro a organizar o desfile de uma escola de samba. E logo depois o poder público pegou essa organização para ele, e hoje temos os desfiles como bem público.”, conclui.

Riscos de Fernando Pamplona, considerado o “pai” de todos os carnavalescos brasileiros, que revolucionou o trabalho nos barracões ao incorporar a estética africanaRiscos de Fernando Pamplona, considerado o “pai” de todos os carnavalescos brasileiros, que revolucionou o trabalho nos barracões ao incorporar a estética africana | Foto: Reprodução/Fábio Fabato (Acervo)

Carnaval de luxo

Os Carnavais com fantasias luxuosas surgiram no século XIII, quando nobres franceses passaram a realizar bailes onde era obrigatório o uso de máscaras e roupas luxuosas. Essas festas também se tornaram famosas por toda a Europa e atualmente é comum festas à fantasia em vários lugares do planeta.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.