Usina Cultural Energisa está com inscrições abertas para receber projetos em Nova Friburgo
Edital do Instituto Energisa seleciona iniciativas para integrar programação do espaço, com cessão gratuita de infraestrutura e foco em diversidade, inclusão e valorização regional
Usina Cultural Energisa está com inscrições abertas para projetos culturais
|
Foto: Jean Teixeira
As iniciativas culturais interessadas em integrar a programação da Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, já podem se inscrever para o ano de 2026.
O Instituto Energisa lançou o Edital de Ocupação Instituto Energisa 2026, que prevê a seleção de projetos por meio da cessão gratuita e temporária do espaço, ampliando o acesso à arte e à cultura na Região Serrana do Rio.
Voltado a artistas, produtores culturais e coletivos, o edital contempla tanto projetos já patrocinados quanto produções independentes que buscam um local adequado para a realização de atividades.
As propostas selecionadas não receberão patrocínio financeiro do Instituto Energisa ou do Grupo Energisa, mas terão acesso à infraestrutura completa da Usina Cultural para o desenvolvimento das ações previstas.
As inscrições ficam abertas durante todo o ano de 2026 e as propostas serão analisadas de forma contínua.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsAppEntre os critérios avaliados estão ações que promovam diversidade, inclusão e acesso democrático à cultura, além da relevância social do projeto, estímulo à formação de público e valorização da cultura regional.
Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no site e seguir todas as orientações descritas no edital e em seus anexos, que detalham as características do espaço e o modelo de proposta exigido.
De acordo com Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio, a iniciativa reforça o papel da cultura como instrumento de transformação social.
A cultura é um vetor de desenvolvimento. Ao abrir as portas da Usina Cultural Energisa para projetos independentes, estamos fortalecendo a economia criativa e garantindo que mais pessoas tenham acesso à arte e ao conhecimento. É assim que geramos energia que conecta e transforma comunidades.
Ainda segundo ele, em um contexto no qual a oferta de espaços públicos e políticas contínuas de fomento cultural ainda enfrenta limitações, especialmente no âmbito municipal, a iniciativa privada acaba assumindo um papel relevante na manutenção da agenda cultural local.
O edital do Instituto Energisa surge, assim, como uma alternativa concreta para garantir visibilidade e condições mínimas de realização a projetos culturais em Nova Friburgo.
Mais informações e esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos através do perfil @institutoenergisa nas redes sociais ou pelo email institutoenergisa@institutoenergisa.org.br.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






