MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis busca apoio do governo estadual para restaurar Mirante das Lendas e Casa da Memória

Gestão cultural do município apresentou ofícios com solicitações de desenvolvimento para o setor

Por Redação Multiplix
13/01/21 - 12:12
Teresópolis busca apoio do estado para restaurar Mirante das Lendas e Casa da Memória Mirante das Lendas fica na Granja Guarani e está completamente abandonado | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com a visita da comitiva do Governo do Estado do Rio de Janeiro nesta semana em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a gestão municipal se reuniu com representantes do estado para protocolar algumas das principais ações de planejamento cultural para a cidade.

Durante o I Fórum Municipal de Prefeitos e Secretários de Cultura da Região Serrana, a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão, se reuniu com a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), Danielle Barros.

No encontro, foram apresentados ofícios com solicitações de fomento ao projeto de restauração e reestruturação do Mirante das Lendas, na Granja Guarani; implementação do repasse Fundo a Fundo; apoio para a inserção do artesanato nos circuitos comerciais da Economia Criativa; apoio para restauração da Casa da Memória Arthur Dalmasso; entre outras demandas.

O documento foi entregue ao Chefe de Gabinete da SECEC-RJ, Widson Maciel. A secretária de Estado de Cultura, Danielle Barros, recebeu as demandas e considerou as ações viáveis.

Mirante das Lendas

Conhecido como Mirante da Granja Guarani, por estar localizado no bairro de mesmo nome, hoje o espaço está abandonado, mas ainda recebe muitos visitantes.

Feito em estilo neocolonial, a construção conta com azulejos pintados em Lisboa pelo renomado artista português Jorge Colaço. As peças retratam imagens de quatro lendas contadas pelos indígenas que habitavam as terras banhadas pelo rio Paquequer.

Casa da Memória Arthur Dalmasso

Já a Casa da Memória Arthur Dalmasso, tem um rico acervo e objetos antigos que contam a história de Teresópolis. Hoje funciona como um museu, mas já foi hotel, oficina de eletrônicos e até biblioteca.

Casa da Memória Arthur Dalmasso é um museu que conta a história de TeresópolisCasa da Memória Arthur Dalmasso é um museu que conta a história de Teresópolis | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.