MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo terá festival de cervejas artesanais neste sábado, 13

Festival reunirá 20 marcas de cervejas produzidas no estado com a apresentação de três bandas de rock

Por Redação Multiplix
11/04/19 - 09:32
Nova Friburgo terá festival de cervejas artesanais neste sábado, 13 Nova Friburgo é considerada polo estadual da cerveja artesanal e produz em torno de 200 estilos da bebida | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com o intuito de divulgar a produção local e promover o intercâmbio de saberes entre as cervejarias e apreciadores, no próximo dia 13 de abril, a partir das 15h, o Espaço Jardim Natureza, no bairro Ypu, em Nova Friburgo, sediará a segunda edição do festival “Brewstorm”, que significa tempestade da cerveja. Além da variedade de sabores e marcas da bebida, o evento reunirá três bandas de Rock n’ Roll: Expresso Santiago, Celso da Kombi e On Jack Tall Jack e, ainda, o som mecânico do DJ Cris K. Para acompanhar, também haverá churrasco, comida de boteco, japonesa, e churros.

Desde a fabricação do primeiro rótulo de cerveja na cidade - “Friburgo Brau”, produzida em 1893 pelo cervejeiro alemão Albano Beauclair -, a produção de cerveja artesanal tem crescido na cidade. Atualmente, são cerca de 30 marcas e 11 fábricas registradas que, juntas, produzem em torno de 200 estilos.

Um dos organizadores e idealizador do evento, Max Bill, confirma que 20 marcas que participaram da história de evolução do produto estarão presentes no evento, além de empresas de outros municípios do estado, amantes da bebida, e pessoas interessadas em investir no setor.

“A ideia é exatamente divulgar a cultura cervejeira, mostrar as marcas existentes no município e trazer algumas cervejarias de fora da cidade para troca de experiência, de modo que contribuam para a construção do nosso mercado. Também buscamos fomentar a indústria para que novas cervejas surjam e outras marcas possam participar dos próximos festivais”, diz.

A força da cerveja artesanal

Um dos marcos do aumento de produção e consumo da cerveja artesanal foi a lei municipal 1.209/15, aprovada pela Câmara Municipal em 31 de agosto de 2015. Desde então, as microcervejarias passaram a ter tratamento tributário diferenciado por cinco anos pela instalação ou legalização destas empresas no município. Essas empresas foram incluídas, de acordo com o licenciamento ambiental vigente, no campo de baixo impacto.

Para melhorar ainda mais o cenário, foi sancionada, no ano passado, a lei estadual 7954/2018, que reconhece a existência do Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo. O projeto foi construído pelo então deputado estadual Wanderson Nogueira, em conjunto com a associação Beer Alliance, e inclui as cidades de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidelis.

Interessados podem comprar os ingressos do primeiro lote no Lounge Cadima, no Shopping Cadima; no Condomínio Serraville, na Vila Guarani; no Jegue Jr. Bistrô, no Mercado Municipal da Vila Amélia; e no Empório Serra Viva, em Cordeiro. O Espaço Jardim Natureza fica em frente à entrada da Fábrica Ypu, na Rua Cel. Zamith, no bairro Ypu, em Nova Friburgo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.