MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo comemora 195 anos de comunidade alemã com eventos em maio

Programação prevê culto na Igreja Luterana, evento gastronômico, festival de cinema alemão e apresentação de dança típica

Por Sara Schuabb
01/05/19 - 14:41
Nova Friburgo comemora 195 anos de comunidade alemã com eventos em maio Grupo de dança típica alemã Tanze Im Tak se apresentará no sábado, 18 de maio, na Praça das Colônias | Foto: Divulgação/Centro Cultural Teuto Friburguense

Para comemorar os 195 anos da imigração alemã em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o Centro Cultural Teuto Friburguense realiza uma programação variada durante todo o mês de maio. A abertura das comemorações começa nesta sexta-feira, 3 de maio, com hasteamento de bandeira na Praça das colônias, culto na Igreja Luterana e almoço no domingo, dia 5. Também haverá apresentação de dança típica do Grupo Tanze Im Tak no sábado, 18 de maio, e festival de cinema alemão na Usina Cultural Energisa, de 21 a 25 de maio.

Para quem quiser saborear a gastronomia tradicional germânica, haverá o Biergarten, na Praça das Colônias, no dia 25 de maio. Além de um cardápio variado de três cervejarias artesanais da cidade, haverá comidas típicas como batata rosti, sauerkraut - o tradicional chucrute, saladas de batata, salsicha alemã e pão com linguiça.

Ainda está previsto um workshop sobre a história da imigração alemã, que acontecerá na Ordem os Advogados do Brasil (OAB) no dia 23 de maio.

O culto da comunidade alemã, na Igreja Luterana, acontecerá no dia 5 de maio, domingo, 10h30 O culto da comunidade alemã, na Igreja Luterana, acontecerá no dia 5 de maio, domingo, 10h30 | Foto: João Luccas Oliveira

Alemães em Nova Friburgo

Segundo o presidente do Centro Cultural Teuto friburguense, Edmilson Schneider, há 195 anos chegaram ao município de Nova Friburgo as primeiras famílias alemãs por solicitação de Dom Pedro I, desembarcando no dia 3 de janeiro de 1824, no Rio de Janeiro. Vieram do Porto de Hamburgo nos navios Argus e Caroline, trazendo, aproximadamente, 700 soltados e 342 colonos. Cerca de 65 famílias dos estados da Saxônia, Hessen, Badem Wurtemberg, Saarland, Brandenburg, Baviera, Renania Platinado, dentre outras regiões. Posteriormente, também houve uma nova leva de imigração de cerca de 50 famílias, que se instalaram no município.

“Havia a promessa de duas províncias na Bahia, Frankental e Leopoldina, para que fossemos recebidos. No entanto, as províncias não ficaram prontas e as famílias tiveram que aguardar até 27 de abril para saber qual seria o destino. Então, foram direcionadas para Nova Friburgo, na qual havia 100 lotes com residências onde moravam os Suíços. Mais tarde, outros importantes imigrantes alemães chegaram trazendo desenvolvimento econômico e energia elétrica para cá”, explica.

Confira a programação da Nova Friburgo Teuto:

  • 3 de maio, sexta-feira, às 10h - hasteamento da bandeira alemã na Praça das Colônias, situada em frente à Praça do Suspiro, no Centro.

  • 5 de maio, domingo, 10h30 - culto na Igreja Luterana, na Av. Dr. Galdino do Vale Filho, 01 – Centro.

  • 5 de maio, domingo, 12h - almoço com gastronomia alemã - reservas no (22) 2522-3442

  • 18 de maio, sábado - Dança alemã na Praça das Colônias

  • 21 a 25 de maio, terça a sábado - semana de cinema alemão na Usina Cultural Energisa - Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 - Centro.

  • 23 de maio, quinta-feira - workshop História da Imigração Alemã na OAB, na Praça Pres. Getúlio Vargas, 89 - Centro.

  • 25 de maio, sábado - Biergarten na Praça das Colônias, em frente à Praça do Suspiro, no Centro.

  • 25 e 26 de maio, sábado e domingo - atividade de montanhismo - Centro Excursionista Friburguense - Concha Acústica e Praça das Colônias.

Praça das Colônias, em frente à Praça do Suspiro, no Centro, sediará vários eventos da programaçãoPraça das Colônias, em frente à Praça do Suspiro, no Centro, sediará vários eventos da programação | Foto: Divulgação/Ascofri


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.