MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nesta quinta-feira: Cabo Frio recebe exposição científica sobre cultura afro-brasileira

Mostra ‘Dia da Liberdade – Conexão Brasil+África’ será realizada no Charitas

Por Rômullo Espíndola
03/05/23 - 15:21
Nesta quinta-feira: Cabo Frio recebe exposição científica sobre cultura afro-brasileira Mostra está disponível na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, a partir das 9h | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Um encontro de "aprendizado e representatividade" pode ser a melhor maneira para resumir a exposição científica ‘Dia da Liberdade – Conexão Brasil+África’, evento gratuito que acontece em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, nesta quinta-feira, dia 4.

A mostra estará disponível a partir das 9h, na Casa de Cultura José de Dome, conhecido popularmente como Charitas. A iniciativa é uma realização municipal por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Educação.

No mês passado, a África do Sul celebrou sua liberdade política após a instauração, em 1948, da segregação racial no país, o Apartheid, onde a sociedade sul-africana era dividida a partir da cor de pele.

Além disso, este mês de maio celebra em nosso país o dia em que o trabalho escravo foi abolido, em 1888. A abolição foi concluída por meio da Lei Áurea, também conhecida como Lei nº 3.353.

Para marcar a ocasião, a prefeitura preparou um encontro especial, com três conferências temáticas, são elas: ‘África, berço do mundo: os povos San na origem da humanidade’; ‘África: uma visão particular dentro do universo da formação de conhecimento na escola’ e ‘África: uma visão militante do cotidiano educativo’.

A primeira conferência será ministrada por Rafael Peçanha, enquanto a segunda será dirigida por Aline Santos, ex- coordenadora de Ensino de História Afro-Brasileira e Indígena, e atualmente dirigente da Escola Municipal Professor Zélio Jotha.

Já a terceira e última conferência ficará a cargo de Heliamar Reis, integrante da equipe da Projepro, da Secretaria Municipal de Educação, concluindo assim o cronograma do evento, previsto para terminar às 13h.

A Casa de Cultura José de Dome fica localizada na avenida Teixeira e Souza, nº 855, no Centro.

Tema principal

O Apartheid foi um regime político que se pautou na segregação racial e que esteve vigente na África do Sul de 1948 a 1994.

Esse sistema foi sustentado por um partido político de extrema-direita, o Partido Nacional.

Os direitos da população negra sul-africana foram gradativamente retirados para fomentar privilégios da minoria branca da população.

Esse regime estabeleceu a existência de quatro grupos raciais no país, fazendo com que a população negra vivesse em locais segregados, impedindo sua circulação e visitação a determinados espaços.

No começo da década de 1990, o então novo presidente sul-africano Frederik de Klerk realizou o processo de transição para o fim do Apartheid, encerrado oficialmente em 1994, quando eleições democráticas aconteceram no país.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.