Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio recebe exposição 'Gente Na Capa' durante os próximos meses
Trabalho da artista e produtora cultural Liana Turrini é aberto ao público com entrada franca
O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, recebe a exposição 'Gente Na Capa', da artista e produtora cultural Liana Turrini. As obras ficarão na saleta do local nos próximos meses. A visitação é gratuita e aberta ao público.
Os quadros são compostos por desenhos livres, transformados em gravuras por meio de carimbos de borracha. Essas imagens foram digitalizadas e formam a mostra artística, que é composta por 10 quadros coloridos e emoldurados, explicou a museóloga Aline Cadaxo.
Para Aline, dar espaço para esse e outros trabalhos de artistas da região é fundamental para a cultura da cidade. A especialista falou com a equipe da TV Multiplix e contou alguns detalhes sobre a exposição de Liana Turrini. Veja a entrevista:
Na visão da artista, a coleção de gravuras retrata a diversidade na gama de rostos, tipos e expressões de homens, mulheres, casais, de diferentes etnias, em momentos de tristeza, seriedade e esperança, refletindo a busca por um mundo onde as diferenças sejam superadas.
Segundo Aline, esse estilo de arte inovadora encanta o público pela forma como é elaborado. As cores expressivas são o grande diferencial, dando a cara e a assinatura de Liana Turrini à exposição, em que a simplicidade e a riqueza de detalhes se misturam:
A técnica que ela utiliza é algo bem diferente. Ela faz esses carimbos em forma de borracha e depois digitaliza, trazendo todo esse colorido que lembra até uma xilogravura [técnica criada na Idade Média, onde o artista talha o desenho na madeira], mas a maneira dela fazer é inovadora.
A exposição já esteve em exibição no corredor do Gabinete da Prefeitura de Cabo Frio, contemplada pelo Edital de Ocupação Gabinete Galeria, do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi), promovido pela Secretaria de Cultura da cidade.
'Gente na Capa' ficará em exposição na saleta (recepção) do Mart até novembro deste ano, aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados e feriados, das 10h às 14h. O Mart fica no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, no Largo de Santo Antônio, no Centro.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!