Em noite de celebração, Instituto do Ator - Clínica de Artes de São Pedro da Serra tem pré-inauguração em Friburgo
Mais de 200 convidados estiveram presentes, entre eles o humorista Fábio Porchat, um dos curadores
O espaço tem três andares e busca promover diversas atividades culturais em São Pedro da Serra
|
Fotos: Divulgação
O Instituto do Ator – Clínica de Artes de São Pedro da Serra foi inaugurado em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, na noite dessa quinta-feira, 6.
Localizado num terreno de 1.400 m², o espaço de três andares recebeu mais de 200 convidados, entre eles o humorista Fabio Porchat, um dos curadores do local.
O instituto tem como objetivo promover a pesquisa artística em teatro, música, performance, cinema e artes visuais, no sentido de estimular o intercâmbio cultural entre artistas locais, nacionais e internacionais.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
A cerimônia começou com a exposição do escultor Nelson Felix, na Galeria Claráguas, que fica no andar térreo do prédio.
O artista carioca apresenta em primeira mão um trabalho que irá para São Paulo, em exposições no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP) e na Galeria Almeida & Dale, no primeiro semestre de 2026.
Felix vive em Nova Friburgo há 40 anos, num sítio em meio a Mata Atlântica, onde trabalha em seu ateliê.
Exposição do artista Nelson Felix fez parte da pré-inauguração do espaço | Fotos: Divulgação
De acordo com a assessoria, no fim de semana, a galeria vai ficar aberta para visitação entre 14h e 18h.
Ainda durante o evento, a pianista Raisa Richter fez um concerto com as músicas de seu álbum "O Piano de Raisa Richter", lançado em 2021, composto inteiramente de obras autorais.
Com duração de 40 minutos, o concerto aconteceu na Sala Jerzy Grotowski, localizada no terceiro andar.
A pianista Raisa Richter fez um concerto com músicas autorais | Foto: Divulgação
Outro objetivo do Instituto do Ator – Clínica de Artes de São Pedro da Serra é promover aulas, oficinas, espetáculos e grupos de estudos, além de outras atividades culturais.
Sobre o futuro, a assessoria informou que Fábio Porchat, como curador espacial, também planeja oficinas no instituto.
O espaço
O Instituto do Ator – Clínica de Arte de São Pedro da Serra é um espaço que inclui a Galeria de Arte Claráguas, a Sala Jerzy Grotowski para teatro, música e dança, com capacidade para 60 espectadores, o Estúdio Hermeto de som e vídeo, o Consultório de Arte e Psicanálise, além de camarim e espaço de hospedagem para nove pessoas.
A ideia é consolidar São Pedro da Serra como referência cultural no interior do estado do Rio de Janeiro e ampliar o acesso da comunidade a produções artísticas.
O instituto tinha atuação na capital do Rio de Janeiro há 18 anos, mais precisamente na Lapa.
Já ganhou e foi indicado para prêmios como Questão de Crítica e Cesgranrio. Agora, em sua nova versão, ele se amplia e tem como equipe idealizadora e diretora, Celina Sodré, Guilherme Bazana, Léo da Selva e Raisa Richter, moradores de Nova Friburgo.
Na direção técnica, Alexandre Boratto, e assistente técnico, Jefferson Matos.
A Clínica de Arte tem um conselho curador formado por: Fábio Porchat (curador espacial), Dinah de Oliveira (artes visuais), Henrique Gusmão (pesquisa e artes cênicas), Carla Esmeralda e Joaquim Ferreira (cinema), Douglas Resende (institucional), Angela Blazo (produção executiva) e Silvia Leal (residências artísticas).
O espaço funciona como sede do Studio Stanislavski, atuante desde 1991, e N.A.V.E. (Núcleo Artístico Veículo Espiritual), coletivo artístico que atua na Região Serrana.
O Instituto do Ator – Clínica de Arte de São Pedro da Serra fica na rua Rodrigues Alves, nº 80, no sétimo distrito.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






