MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia da Independência tem programação especial em Nova Friburgo e Teresópolis

Data vai ser comemorada, no sábado, com desfile cívico nas duas cidades

Por Luisa Machado
06/09/19 - 09:44
Dia da Independência tem programação especial em Nova Friburgo e Teresópolis Instituições públicas e privadas participam do desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil | Foto: Arquivo/Amanda Tinoco

Desde a chegada da família real portuguesa, em 1808, motivada pela invasão napoleônica a Portugal, o Brasil começa a passar por um processo de separação econômica do país colonizador, mas somente no dia 7 de setembro de 1822, após anúncio do príncipe Dom Pedro I, a independência foi alcançada.

O Dia da Independência é comemorado com feriado em todo o país e, na maioria das cidades, há desfile cívico. Na Região Serrana do Rio de Janeiro, nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, essa tradição continua viva.

Desfile em Teresópolis

Em Teresópolis, a celebração da Independência acontece no sábado, às 9h, no parque Regadas, localizado na avenida J. J. de Araújo Regadas, na Várzea. Na ocasião, o parque, que estará todo colorido de verde e amarelo, deve receber cerca de duas mil pessoas. Alunos das redes pública e particular vão desfilar, ao lado de instituições públicas, civis e militares do município.

Este ano, a Prefeitura de Teresópolis vai realizar transmissão, ao vivo e em 360º, de todo o desfile, que seguirá o tema “O Brasil que queremos começa aqui”. No dia do evento, através do portal Tere360, o primeiro com imagens de realidade virtual do Brasil, os espectadores poderão conferir o desfile através do link http://bit.ly/desfile-2019.

Desfile em Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, a comemoração pelos 197 anos de proclamação da Independência do Brasil começa à 8h, com o hasteamento das bandeiras na prefeitura, localizada na avenida Alberto Braune.

A banda Euterpe Friburguense inicia a manhã de desfiles, seguida pelo Sanatório Naval, Tiro de Guerra, 11º Batalhão de Polícia Militar, 6º Grupamento de Bombeiro Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal, entre outros representantes militares. A banda Campesina Friburguense encerra a primeira parte da parada.

A Associação das Colônias Friburguenses começa a segunda parte do desfile, com concentração em frente à prefeitura, e dá espaço na avenida para os alunos e professores dos colégios públicos e particulares do município. As comemorações da independência brasileira terminam com desfile dos ex-alunos do Colégio Nova Friburgo (CNF), da Fundação Getúlio Vargas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.