MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia da Áustria terá comemoração em Nova Friburgo

Descendentes de imigrantes do país europeu celebram a cultura austríaca e a vinda dessa população para o município da Região Serrana

Por Luisa Machado
25/10/19 - 17:12
Dia da Áustria terá comemoração em Nova Friburgo Áustria é rodeada por cadeia de montanhas conhecida como Cordilheira dos Alpes | Foto: Banco de Imagem

Neste sábado, dia 26 de outubro, é comemorado, no Brasil, o Dia da Áustria. O pequeno país da Europa Central até tem certa semelhança geográfica com Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, já que ambas são envoltas por montanhas. Mas o que liga mesmo os dois locais é o laço promovido pela presença de inúmeros imigrantes da nação europeia.

A chegada deste povo, que colaborou com a formação de Nova Friburgo, se mistura a vinda dos suíços à cidade, como conta Célia Badini, que é a presidente da Casa da Áustria.

“Os primeiros austríacos vieram para Nova Friburgo dentre os suíços. A partir de 1925, outros aqui chegaram, fugidos da perseguição nazista e, acima de tudo, motivados pelo florescimento da indústria. Muitos se destacaram em várias fábricas locais, como a Filó, Ypu e a de Rendas Arp. Um dos proprietários da Filó era austríaco, como também muitos técnicos que ali trabalharam. Na Fábrica de Rendas, por exemplo, toda criação artística era feita por austríacos”, explica.

Para celebrar o Dia da Áustria, teve início, na quinta-feira, 24 de outubro, uma extensa programação cultural. Contudo, a data será oficialmente comemorada no sábado, com o hasteamento de bandeiras na Praça das Colônias, que fica no Centro da cidade. Também haverá show do grupo Taca in Voxes, apresentação musical entremeada com poemas dos alunos do Teatro Amador do Colégio Anchieta (Taca), no mesmo dia, às 16h, no shopping da rua Moisés Amélia, no Centro.

À noite, haverá homenagem, partir das 19h30, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, e entrega da medalha Somos Quem Fomos, para austríacos e descendentes do povo que ajudou e contribuiu com a cultura e desenvolvimento da cidade.

Além disso, a exposição “Sissi: Olhos sobre tela” acontece até o dia 29 de outubro na galeria de artes do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD). Sempre de segunda a sábado, das 8h às 18h, os visitantes poderão conferir releituras de fotos da imperatriz austríaca Sissi. Após temporada no CNSD, a exposição será transferida para um shopping da cidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.