MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

De ficção científica a romance: conheça cinco livros de autores friburguenses

Obras criadas por talentos da cidade da Região Serrana vêm se destacando

Por Sara Schuabb
21/01/19 - 12:43
De ficção científica a romance: conheça cinco livros de autores friburguenses De ficção científica a romance: conheça algumas obras lançadas por escritores de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Relatos históricos dão conta de que o famoso escritor brasileiro Machado de Assis visitou Nova Friburgo em duas ocasiões. Em uma delas, inclusive, teria dado início a uma de suas obras mais famosas: Memórias Póstumas de Brás Cubas. Mas não é preciso recorrer aos autores nacionais para encontrar literatura inspirada ou feita na cidade.

Desde 1947, por exemplo, o município tem em funcionamento a Academia Friburguense de Letras, que é um espaço de referência que vem incentivando a atividade literária, educativa e cultural na cidade, reunindo cerca de 40 escritores, poetas, professores e jornalistas locais.

Atualmente, uma geração de veteranos e novos autores vêm se destacando e movimentando o cenário literário de Nova Friburgo. Desse modo, listamos cinco publicações de escritores residentes na cidade, em estilos literários diferentes, para quem estiver com sede de leitura conterrânea.

Brisa: A história da tempestade

Trata-se de um relato particular baseado na tragédia climática que atingiu a Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011. A autora, Ania Kitilla Gevezier, colocou no papel uma realidade que muitos moradores da região têm dificuldade em lidar ou tocar sobre o assunto. A segunda edição do romance está para ser publicada pela editora InMediaRes.

- Ania Kitilla Gevezier - Ania tem 26 anos, é natural de Nova Friburgo, aluna do curso de Letras da UFF e membro da ala jovem da Academia Friburguense de Letras.

Se essa Rua fosse minha

Lançada na Festa Literária de Nova Friburgo - Flinf 2017, é uma coletânea de crônicas com pegada intimista, cujo amor da escritora pela cidade permeia toda a obra. Com leveza, Márcia faz indagações sobre questões relacionadas ao país, o tempo e a vida, cidadania e sobre os desafios e encantos da arte de escrever.

- Márcia Savino - Jornalista, cofundadora do Jornal Século XXI e gestora de Comunicação do Colégio Anchieta. Em 2016, lançou seu primeiro livro de contos e poemas intitulado “Olhos Frescos”.

Desastre de 2011 e a realidade pós-desastre para 18 famílias friburguenses

A publicação fala sobre o desastre que assolou a Região Serrana fluminense em janeiro de 2011, abordando as consequências sofridas pelas famílias atingidas pelo evento climático. Trata, também, das reações psicológicas dos familiares, vítimas do desastre, assentadas no Conjunto Habitacional Terra Nova.

Amanda Lobosco - É mestre em Segurança e Defesa Civil e bacharel em enfermagem pela Universidade Estácio de Sá. Possui pós-graduação em Saúde Pública, com ênfase no Programa Saúde da Família.

Os Filhos do Tempo

Vencedor do Prêmio Wattys com mais de 1.535 mil leituras e 56 mil seguidores no Wattpad. Os Filho do Tempo é uma obra de ficção que se desenrola a partir dos questionamentos do jovem Nícolas sobre quais mistérios ocultam-se além das estrelas. Enquanto a maioria de seus amigos se encontram com a faculdade, amizades e até mesmo namoradas, Nícolas passa suas horas com a cabeça fora de órbita, fazendo o curso de Astronomia, entre corpos gasosos, supernovas e buracos negros, sonhando em, um dia, desvendar os grandes enigmas do Universo. Até que uma misteriosa garota entra na sala de aula e ele descobre que encontrou a sua própria estrela.

Chaiene Santos - É escritor independente, cirurgião dentista, que adora escrever e ler. Já lançou mais de dez publicações.

O Pacto

Publicado em 2017, o romance narra a história de Théo Lücke, homem que se depara morto diante do próprio Diabo, com quem faz um pacto para ter sua vida de volta: regressar ao mundo dos vivos e trazer outras pessoas ao Tinhoso para pagar seus pecados. De volta ao plano terreno, e enquanto procura por quem vai pagar o pato em seu lugar, tem a oportunidade de descobrir a verdade sobre si mesmo e – quem sabe? – conseguir salvar sua pele, literalmente. Pacheco recebeu Moção Especial de Louvor da Câmara Municipal de Nova Friburgo pelo lançamento de O Pacto.

George dos Santos Pacheco - Membro da Academia Friburguense de Letras, é um dos autores da Coletânea “Assassinos S/A Vol. II”, e do romance O Fantasma do Mare Dei, publicados pela Editora Multifoco em 2010, além de uma gama de publicações literárias.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.