MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça os museus da Região Serrana

De culturais a ecológicos, região reúne cerca de 15 espaços de memória

Por Sara Schuabb
21/05/19 - 15:42
Conheça os museus da Região Serrana O Museu do Futuro, em Teresópolis, atua na preservação da Mata Atlântica | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Longe de serem espaços de tempos remotos, cheios de velharias, os museus são casas de conhecimento, vivência e transformação que lidam com a memória, funcionando como pontes de conexão com o passado e janelas para projeção de futuros. São espaços que têm potencial de desenvolver atividades dinâmicas junto à população, na construção de conhecimentos, valorização de identidades de um lugar, de um determinado tempo, cultura ou tema.

De acordo com o Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiros de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, na Região Serrana fluminense há cerca de 15 instituições que se encontram abertas à população e desenvolvendo atividades culturais.

Nesse conjunto de espaços culturais, há desde museus tradicionais como o Imperial, em Petrópolis, cujo acervo é constituído por peças que remetem à monarquia brasileira à Casa Euclides da Cunha, em Cantagalo, que guarda pertences e acervos para pesquisa do célebre escritor brasileiro.

Há também o Museu do Futuro, em Teresópolis, cercado por uma natureza exuberante, que promove a preservação da Mata Atlântica, e o Museu do Mel, em Nova Friburgo, onde é possível conhecer o mundo das abelhas, seus ecossistemas e produtos derivados.

Museus da Região Serrana por cidade

Cantagalo

A Casa Euclides da Cunha, em Cantagalo, dispõe de uma rica biblioteca aberta à visitaçãoA Casa Euclides da Cunha, em Cantagalo, dispõe de uma rica biblioteca aberta à visitação | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Casa de Euclides da Cunha - Criado em 1965, é um museu no qual pode-se conhecer a vida e a obra de um dos maiores escritores brasileiros, Euclides da Cunha, que nasceu em Cantagalo. Seu acervo é composto por reproduções de documentos, desenhos e peças ligadas ao escritor e dispõe da primeira edição do livro “Os Sertões”. O visitante também tem acesso a uma rica biblioteca com cerca de 3 mil publicações. O museu fica na Rua Maria Zulmira Torres, s/nº. Cantagalo. Informações: Tel.: (22) 2555 4251.

Carmo

Centro Cultural Jair Nunes Macuco – O espaço abriga um acervo de objetos e documentos que contam a história do município. Desenvolve uma programação cultural ao longo do ano, que vai da exibição de documentários e filmes, exposições, encontros de poesia e música a apresentações teatrais e de danças típicas da região. Está situado na Praça Princesa Isabel, nº 92, Centro, Carmo. Informações no (22) 2537-1245.

Duas Barras

Sala Martinho da Vila - A sala faz uma homenagem ao sambista conterrâneo Martinho José Ferreira, que nasceu em Duas Barras em 12 de fevereiro de 1938, filho de lavradores da fazenda do Cedro Grande. A sala fica na Praça Governador Portela, nº 7, Centro, Duas Barras. Informações no (22) 2534 -1212 (Ramal 212).

Museu de Arte Sacra - O museu funciona no porão da igreja Nossa Senhora da Conceição e reúne relíquias, imagens de santos e objetos que remontam ao século XVII e que guardam a história e a cultura do município. O museu fica na Av. Getúlio Vargas, s/nº, Centro, Duas Barras. Informações no (22) 2534-1212 (Ramais 212 e 213)

Museu do Folclore – O local apresenta peças do folclore local e das Folias de Reis que acontecem em janeiro no município. Fica na Praça Governador Portela, nº 7, Centro, Duas Barras. Informações no (22) 2534 -1212 (Ramal 212) .

Museu da Sociedade Musical - O espaço apresenta instrumentos e artigos de músicos que passaram pela banda da cidade. Fica na Praça Governador Portela, nº 7, Centro, Duas Barras. Informações no (22) 2534 -1212 (Ramal 212).

Nova Friburgo

O Museu do Mel fica no Circuito Terê-Fri, em Campo do Coelho, em Nova FriburgoO Museu do Mel fica no Circuito Terê-Fri, em Campo do Coelho, em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Museu do Mel - O museu tem como objetivo conscientizar e valorizar a biodiversidade das abelhas e plantas nativas, seus produtos e ecossistemas associados. Também é oferecido o Jardim da Abelhinha, com parque, área de lazer, plantas e abelhas indígenas sem ferrão. O museu fica na Av. Antônio Mario de Azevedo, nº 17.200, Campo do Coelho, Nova Friburgo. Informações no (22) 2543 2191 ou 2529-4182.

Petrópolis

O Museu Imperial  apresenta rico acervo do país relativo ao império brasileiro, governado por D. Pedro II.O Museu Imperial apresenta rico acervo do país relativo ao império brasileiro, governado por D. Pedro II. | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Museu Imperial - O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, do chamado Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II. Seu acervo é composto de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores. Também desenvolve constantes eventos, exposições e projetos educativos. Está situado na Rua da Imperatriz, nº 220, Centro, Petrópolis. Informações no (24) 2245-5550.

Palácio Rio Negro - Museu Casa dos Presidentes da República - O Palácio Rio Negro é dedicado à memória da República em terras imperiais. Seu prédio foi construído em 1889 para ser a residência do Barão do Rio Negro, que foi um rico comerciante de café. Em exposição, há mobiliário e objetos selecionados a partir do acervo sob a guarda do Museu da República e os quadros de todos os presidentes republicanos em ordem cronológica. Fica na Av. Koeler, nº 255, Centro, Petrópolis. Informações: (24) 2246-2378.

Museu da FEB - Criado e mantido pelos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), abriga exposição de fotos, uniformes e objetos que pertenceram aos pracinhas que lutaram na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. São 673 peças em exposição dispostos em três salas. Só pode ser visitado por meio de agendamento. Está situado na Av. Koeler, nº 255, Centro, Petrópolis. Informações no (24) 2243-6259.

A Casa de Santos Dumont, em Petrópolis, conhecida como "A Encantada", foi construída em 1918, pelo próprio inventorA Casa de Santos Dumont, em Petrópolis, conhecida como "A Encantada", foi construída em 1918, pelo próprio inventor | Foto: Mapa de Cultura RJ/Diadorim Ideias/Isabela Kassow

Museu Casa de Santos Dumont - Planejada pelo próprio inventor Alberto Santos Dumont para ser sua residência de verão, o museu casa foi construído no antigo Morro do Encanto em 1918. No formato de chalé alpino francês, apresenta invenções de Santos Dumont, como o chuveiro com água quente, o único do Brasil àquela época, aquecido a álcool. As escadas também tem o diferencial de cada degrau só ter espaço para um pé. Está situado na Rua do Encanto, nº 22, Centro, Petrópolis. Informações no (24) 2233-1200.

Centro Cultural Raul de Leoni - É um complexo cultural de 1977 que oferece aulas de música, dança, teatro, desenho, pintura, ioga, artesanato e artes plásticas para mais de 700 alunos de todas as idades. Possui três salas de exposição com as galerias Djanira, Van Dijk e Aloysio Magalhães. Possui ainda cinema, centro de informação ao turista e uma sala de internet comunitária. O prédio também é sede da Fundação de Cultura e Turismo e da Biblioteca Municipal. Está situado na Praça Visconde de Mauá, nº 305, Centro, Petrópolis. Informações no (24) 2247-3747.

Museu Casa do Colono - A casa foi construída em 1847 por Johan Gottlieb Kaiser e conta a história da colonização alemã em Petrópolis. As paredes são feitas de pau a pique, com barro misturado com capim. A casa da família Kaiser foi transformada em museu em 1976. Em seu acervo, guarda utensílios domésticos, fotografias e objetos pessoais usados pelos imigrantes. Os cômodos que chamam mais atenção são a oficina e a cozinha com fogão à lenha e utensílios da época, como fôrmas para o famoso pão alemão e a máquina manual para fazer chucrute.

O museu fica na Rua Cristóvão Colombo, nº 1.034, Castelânea, Petrópolis. Informações no (24) 2247-3715.

Teresópolis

Sobrado Histórico José Francisco Lippi - Com arquitetura do século XIX, o sobrado possui porões e um museu com acervo que documenta a história de Venda Nova com documentos, objetos, fotografias e depoimentos sobre a história local, expostos nos 11 cômodos do prédio. No espaço também funciona o Espaço Cultural Lúdico Pedagógico, que promove contação de histórias e atividades literárias. Os visitantes também podem fazer piqueniques no sítio onde o sobrado está situado. Está localizado na Estrada Teresópolis - Friburgo, km 15, Venda Nova, Teresópolis. Informações no (21) 2644-7076.

Museu do Futuro - O Museu do Futuro busca ensinar e promover a preservação da Mata Atlântica e investir em educação ecológica em 20.000 m² de mata nativa dentro da reserva do Parque dos Três Picos. O espaço fica em meio à Mata Atlântica, junto à Cachoeira dos Frades. Na sede do museu, são realizados cursos, pesquisas e atividades culturais. O museu fica na Estrada Teresópolis-Friburgo, km 20 - Sítio São José dos Frades, Bonsucesso, Teresópolis. Informações no (21) 3641-9856.

A Casa da Memória Arthur Dalmasso tem arquitetura que mistura os estilos Neoclássico, Normando e Art-NouveauA Casa da Memória Arthur Dalmasso tem arquitetura que mistura os estilos Neoclássico, Normando e Art-Nouveau | Foto: Divulgação/Rafael Rosa (Prefeitura de Teresópolis)

Casa da Memória Arthur Dalmasso - Conhecida como Casa da Memória de Teresópolis, atualmente funciona como um museu que dispõe do acervo histórico e cultural do município. Os visitantes podem conhecer inúmeras fotos de época, livros históricos, objetos antigos, quadros, moedas e itens diversificados que contam histórias da cidade. Fica na Praça Balthazar da Silveira, nº 91, Várzea, Teresópolis. Informações no (21) 2742-2910.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.