MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça a literatura de cordel, considerada Patrimônio Cultural do Brasil

Popular no nordeste do país, literatura é meio de subsistência de cerca de quatro mil cordelistas

Por Redação Multiplix
01/10/18 - 15:14

No último mês de setembro, a literatura de cordel foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Alguns historiadores dizem que essa forma literária teve início na Península Ibérica, no século XVI, mas foi no nordeste brasileiro que se difundiu, a partir do século XVIII. Leandro Gomes de Barros foi o primeiro e até hoje o maior escritor brasileiro de Cordel. O gênero literário é o meio de sobrevivência para muitos brasileiros. Atualmente são cerca de quatro mil cordelistas em atividade.

Os textos são poéticos, rimados e publicados em pequenos livros de papel, feitos pelos próprios autores, pendurados em barbantes, daí o nome Cordel. Os folhetos são geralmente vendidos em feiras a preços populares. As capinhas são feitas em xilogravura, desenhos em madeira que funcionam como uma espécie de carimbo. Os assuntos transitam entre aventuras, mitos, lendas, romances, boatos, histórias cômicas e acontecimentos em geral.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.